laços possíveis

Laços possíveis: livro discute as desconexões potencializadas pela pandemia

Em meio ao isolamento, as relações familiares podem ser dolorosas. Laços possíveis joga luz sobre casais e famílias a partir da psicanálise.

O distanciamento social é um dos diversos problemas causados pelo isolamento. Porém, para muitas pessoas a aproximação daqueles com quem compartilham a mesma moradia mostrou-se uma dificuldade ainda maior. Em alguns casos, a experiência foi devastadora. O longo e contínuo período fez aflorar conflitos que poderiam estar escamoteados pelas ocupações anteriores ao período de confinamento.

Com a impossibilidade de lidar com os conflitos da forma habitual, esses foram potencializados e a intensa convivência fez surgir outros mais. Casos de divórcio, descobertas de traição e violência doméstica contra mulheres e crianças vem aumentando significativamente desde o início da quarentena. Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanosa quantidade de denúncias no canal 180 no mês de abril aumentou em 40% comparado ao mesmo mês do ano anterior.

Os dados preocupam, mas existem possibilidades para lidar com os conflitos que surgem no âmbito familiar. Inclusive as relações podem sair fortalecidas após a resolução de crises. Em Laços possíveis: experiências clínicas com casais e famílias, obra publicada pela Aller Editora e organizada pelas psicanalistas Renata KerbauyMárcia Barone Bartilotti Gislaine Varela Mayo De Dominicis, professoras do tradicional Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, é possível entender que cada crise é um caso único, mas que todas devem ser percebidas a partir de um olhar singular para cada dinâmica familiar.

Em cada capítulo do livro, a perspectiva dos atendimentos é aprofundada. São apresentados os possíveis caminhos que a psicanálise pode percorrer no seu processo de auxílio na resolução desses dolorosos impasses. Laços possíveis é uma leitura indispensável para quem está há tantos meses, continuamente, vivendo intensamente relações interpessoais.

Ficha técnica:

Título: Laços Possíveis
ISBN: 9788594347121
Formato: 14 x 21cm
Peso: 370g
Páginas: 288
Idioma: Português
Editora: Aller Editora
Edição: 1ª / 2019
Gênero: Família, experiências clínicas
Link de venda: https://amzn.to/3fUOssV

Sinopse:

Uma das grandes pretensões da cultura de generalização contemporânea é a de supor que é possível engendrar um plano ou uma super equação capaz de resolver todos os problemas de determinada natureza. Mas a vida em família não é resultado de fórmulas. Quando um casal se vê diante de uma crise no relacionamento e se dispõe a buscar acompanhamento clínico, seu caso é singular, único, assim como deve ser a escuta e o acompanhamento do analista. A proposta das organizadoras de Laços possíveis: experiências clínicas com casais e famílias é apresentar e compartilhar diferentes modalidades de intervenções clínicas, fundamentadas por diversos recortes teóricos e técnicos de autores com experiência ampla e reconhecida. O objetivo é viabilizar a ampliação de caminhos para a compreensão e condução de casos semelhantes, considerando o significativo aumento da demanda clínica, tanto institucional quanto privada. Com esta obra, tanto organizadoras quanto autores esperam contribuir para a formação de novos terapeutas de casal e família, bem como incentivar outros profissionais a escrever e compartilhar suas vivências, dificuldades e olhares teóricos clínicos acerca dessa temática.

Sobre as organizadoras:

Renata Kerbauy é psicóloga, psicanalista, doutoranda em Psicologia Clínica e especialista em Psicoterapia Breve Psicanalítica e em Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família pelo Instituto Sedes Sapientiae (SP), onde também é docente.

Márcia Barone Bartilotti é psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Psicoterapia Breve Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae e em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa de São Paulo.

Gislaine Varela Mayo De Dominicis é psicanalista, psicóloga e professora. Especialista em Ação Comunitária em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e em Psicologia Clínica.

Sobre a editora: 

Formada pela psicanalista Fernanda Zacharewicz junto com o jornalista e publisher Omar Souza, a Aller Editora oferece em seu catálogo obras que se debruçam sobre os temas cruciais da teoria e da prática clínica, desde seus fundamentos até os novos debates sobre questões da atualidade e suas repercussões sobre o sujeito contemporâneo. Inspirada na palavra francesa Aller, que significa ir, a casa editorial convida leitores, atuantes na área de Psicanálise ou não, a percorrerem caminhos que cruzam fronteiras a embarcarem nessa aventura que é ler como movimento.


Leia mais: 15 livros para pensar a paternidade responsável

Imagem padrão
Colaboradores
Seja um colaborador(a) do site Livro&Café! Saiba como no link abaixo.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário