Ariana Harwicz

Bate-papo com a escritora Ariana Harwicz ocorre neste sábado, 12/09

Conversa online marca o lançamento do livro A Débil Mental no Brasil pela Editora Instante.

Editora Instante convida a todos para este evento online que marca o lançamento do livro A Débil Mental no Brasil. Esse é o segundo romance da argentina Ariana Harwicz, autora do bem-sucedido Morra, amor, e traz uma história protagonizada por mãe e filha que se espionam, se odeiam, se amam.

Esqueça o que leu a respeito de relações entre mães e filhas: Ariana Harwicz explora a convivência enlouquecida entre duas mulheres que já estiveram ligadas pelo cordão umbilical, mas agora estão unidas por violência, sexo e todas as pulsões que a sociedade reprime em nós e que aqui explodem de maneira descontrolada. A obra de Arianaé uma leitura profundamente perturbadora, ainda que repleta de imagens de grande beleza – uma experiência incomum e por isso mesmo viciante.

E é para falar sobre sua obra, seu processo de escrita e para trocar impressões com os leitores que este evento – gratuito – reúne Ariana Harwicz (de sua casa, na França) e Francesca Angiolillo, tradutora da obra de Ariana no Brasil. A conversa será mediada pela jornalista Tais Bahov (Instante).

O evento será no próximo sábado, dia 12/9, às 19h30, via Sympla Streaming. Para se inscrever, acesse esse link: https://bit.ly/35nC9ni

Sobre “A débil mental”

Em um vilarejo distante de tudo, mãe e filha dependem uma da outra em um círculo de destruição mútua, mas também de afeição. Porque esta é, sim, uma história de amor – na qual, porém, um abraço pode acabar em facada. A única saída possível para elas está no amante da filha, o redentor capaz de transformar para sempre a vida de ambas. O livro foi publicado originalmente em 2014 e é a segunda parte de uma trilogia “involuntária”, chamada por Harwicz de “trilogia da paixão”, pois os livros exploram a relação entre mães e filhos. Dela também fazem parte os romances Morra, amor [Matate, amor, de 2012], lançado pela Editora Instante em 2019, e Precoce [Precoz, de 2016], que chegará por aqui em 2021. A Débil Mental foi adaptado para o teatro na Argentina em 2019.

Sobre Ariana Harwicz

Escritora, roteirista, dramaturga e documentarista, Ariana nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1977, e, após estudar roteiro e teatro em seu país natal, mudou-se para a França. Lá se graduou em Artes Cênicas pela Universidade Paris VII e obteve o mestrado em Literatura Comparada pela Sorbonne. Deu aulas de roteiro e escreveu duas peças, além de ter dirigido El Día del Ceviche [O Dia do Ceviche], documentário exibido em festivais internacionais. Atualmente, mora com a família em uma pequena cidade próxima a Paris.

Sobre Francesca Angiolillo

Formada em arquitetura, e jornalismo, com mestrado na FAU-USP, é  jornalista, escritora e tradutora. Foi editora-adjunta da Ilustrada e da Ilustríssima, na Folha de S.Paulo, e atualmente é repórter especial do jornal. É autora de “Etiópia”, vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional na categoria poesia (2018).


Leia mais: A maternidade e o benefício da dúvida

Imagem padrão
Bruna Bengozi
Bruna é mestra em História pela USP e graduanda em Letras pela Univesp. Redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome da impostora".

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário