Uma aula de escrita de narrativas para alunos do Ensino Fundamental II (9º ano). São três etapas sobre: personagem, conflito e desfecho.

[Plano de aula] Escrita de narrativas: personagem, conflito e desfecho

Uma aula de escrita de narrativas para alunos do Ensino Fundamental II (9º ano). São três etapas sobre: personagem, conflito e desfecho.

Uma aula de escrita de narrativas para alunos do Ensino Fundamental II (9º ano).
São três etapas sobre: personagem, conflito e desfecho.

Eis uma tarefa que demanda tempo e muito diálogo: a escrita de narrativas na escola! Porque muitos alunos acabam chamando uma narrativa de um texto “com muitos detalhes sem importância”. Então, a partir de minha própria experiência como professora do 9º ano do Ensino Fundamental, elaborei algumas atividades para contribuir com a habilidade e compreensão dos alunos para a escrita de narrativas. Basicamente, segui três objetivos:

  • Compreender a estrutura de uma história em partes, sem pressa, com tranquilidade!
  • Elaborar pequenos bons trechos narrativos a partir de imagens e elaboração de cenas.
  • Produzir um texto narrativo do começo ao fim.

Conhecimentos prévios

É fundamental que os alunos já possuam algum conhecimentos sobre as narrativas. Assim, ler um conto e, a partir da leitura, apresentar os elementos que constituem uma narrativa é importante para que eles se familiarizem com os termos: situação inicial, situação-problema, desenvolvimento, cenário, personagens, conflito, clímax, desfecho…

–> Dica: leitura e interpretação do conto “Uma esperança”, de Clarice Lispector.

1ª aula de escrita de narrativas: personagem

Nessa atividade a ideia é que os alunos explorem a criação de uma personagem a partir de recortes de jornais e revistas. Depois de elaborar esses recortes, eles irão dar um nome para a personagem e produzir uma pequena narrativa a partir de uma situação inicial pronta.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A ATIVIDADE

2ª aula de escrita de narrativas: conflito

Nessa segunda atividade a proposta é que os alunos insiram em uma imagem algo conflitante e, a partir disso, elaborem uma pequena narrativa. Dessa forma, eles poderão explorar o conflito nas história e o seu sentido de desequilíbrio após a situação inicial.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A ATIVIDADE


3ª aula de escrita de narrativas: desfecho

Por fim, um bom desfecho é essencial para uma narrativa, pois é o momento em que tudo se resolve ou até mesmo se cria um novo outro problema. Entretanto, o desfecho representa o fim de um momento de uma personagem. Pensando nisso e usando personagens conhecidos das histórias em quadrinhos, os alunos irão elaborar um final para uma história.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A ATIVIDADE

Depois dessas etapas concluídas, os alunos estarão mais dispostos à produção um texto com todos os elementos de uma narrativa. Espero que goste! E caso queira fazer ajustes e mudanças nas atividades, fique à vontade! 😉

Referência: Trabalhando com narrativa, de Carlos Faraco

Imagem padrão
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário