Utopias latino-americanas: lançamento e ciclo de debates

Compartilhe:

Utopias latino-americanas”, lançamento da Editora Contexto, traz novos olhares sobre nosso continente

Num momento de grandes transformações como o atual, entender a América Latina se torna ainda mais desafiador. A historiadora Maria Ligia Prado, um dos grandes nomes da área no Brasil, conseguiu a façanha de reunir importantes especialistas de todo o continente neste livro singular e necessário. 

Utopias latino-americanas: política, sociedade, cultura é composto por 22 artigos, de autores como Maria Helena Capelato, Gabriela Pellegrino Soares e Barbara Weinstein, que refletem a potência da historiografia latino-americana, colocando em diálogo diversos modos de interpretar a América Latina.

Para contemplar um projeto tão ambicioso, a Contexto, em parceria com os autores, oferecerá o Ciclo de Debates “Utopias Latino-Americanas”. Serão seis lives abordando os principais eixos temáticos da obra. Marcando o lançamento do livro, o primeiro encontro será já no dia 26/01 com a professora Maria Ligia Prado.

As lives serão conduzidas pela jornalista e coautora Sylvia Colombo (Folha de S. Paulo) e pelo historiador e coautor Valdir Santos (IFSP). As transmissões serão feitas pelo Youtube e Facebook da Editora Contexto, sempre às 19h.

Confira a programação

26/01 – Utopias latino-americanas – Maria Ligia Prado (USP)

28/01 – Cultura e conhecimento – Camilo Vasconcellos (MAE/USP) e William López (Universidade Nacional da Colômbia)

01/02 – Questões étnico-raciais e de gênero – Gabriel Passetti (UFF)

04/02 – Dimensões políticas – Tereza Dulci (UNILA)

08/02 – Representações e imaginários – Júlio Pimentel Pinto (USP)

11/02 – Integração e identidades – Regina Crespo (Universidade Nacional Autônoma do México)

Sobre a organizadora

Utopias latino-americanas

Maria Ligia Prado é professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Autora, entre outros, de América Latina no século XIX: tramas, telas e textos (2014). Pela Contexto é coautora dos livros Nova história das mulheres no Brasil e História da América Latina e organizadora do livro Utopias latino-americanas: política, sociedade, cultura.


** Com informações da Editora Contexto.


Leia mais: 10 livros para entender a América Latina

Compartilhe:
Imagem padrão
Redação
Trazemos para nossos leitores todo o universo da leitura e das artes em geral, com dicas, notícias, opiniões e informações para incentivar antigos, novos e futuros leitores. Escreva para nós: contato@livroecafe.com

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário