USP

USP oferece curso online e gratuito sobre literatura LGBT+

Compartilhe:

O Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP abrirá, no próximo dia 11/02, as inscrições para o curso de difusão sobre literatura LGBT+, que será realizado online (via Google Meet) e totalmente gratuito.

Segundo a ementa, o curso tem por objetivo “introduzir os estudos da literatura LGBT+ a partir de diferentes perspectivas teóricas e diferentes textos literários. Apresentar a história dos estudos de gênero e sexualidade no campo dos estudos literários. Analisar as diferentes abordagens teóricas na intersecção entre os estudos de gênero e sexualidade e os estudos literários. Avaliar o lugar das personagens LGBT na literatura e no cânone literário. Analisar textos literários com personagens LGBT.

Os estudos de gênero e sexualidade a partir dos estudos literários têm uma ampla e consolidada tradição crítica, sendo inclusive responsável pela formação da maior entidade científica brasileira sobre gênero e sexualidade, a ABEH. No entanto, há pouco ou nenhum espaço para o estudo sistemático, a leitura e a investigação dessas obras em disciplinas obrigatórias das universidades brasileiras, constituindo-se, portanto, como uma temática marginal e marginalizada.

O objetivo do curso, com vistas a responder a esse silêncio institucional, é analisar não só obras com personagens LGBT+, mas também analisar as diferentes perspectivas teóricas na abordagem a essas obras. As aulas serão expositivas, através do Google Meet, com indicação de leituras e disponibilização de material bibliográfico por meio digital.”

Quem pode participar e como

O curso é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, sociedade civil e interessados em geral. As aulas serão ministradas de 22/02/2021 a 12/03/2021, com carga horária de 27h, e haverá emissão de certificado para quem tiver, no mínimo, 75% de frequência.

As inscrições estarão abertas de 11/02/2021 (0h) a 15/02/2021 (23h59) via Sistema Apolo e as matrículas serão realizadas por meio de sorteio no sistema da USP no dia 16/02/2021, já que o curso tem apenas 50 vagas.

Mais informações podem ser obtidas neste link.


Ilustração: Marcelo Tolentino/Blog da Letrinhas


Leia mais >> 30 livros incríveis com personagens LGBT

Compartilhe:
Imagem padrão
Bruna Bengozi
Bruna é mestre em História pela USP e graduanda em Letras pela Univesp. Redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome da impostora".

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário