aplicativos

Confira 6 aplicativos que todo leitor precisa conhecer

A leitura já não fica restrita aos livros físicos: hoje, existe uma grande variedade de aplicativos que ampliam as nossas experiências de leitura!
Compartilhe:

A tecnologia digital avançou muito nos últimos anos, especialmente quando se trata de tudo que é envolvido com o mundo online. E, por trás de tudo isso, há outras tecnologias que possibilitam essa expansão. Um exemplo é o serviço de hospedagem de sites.

Hoje em dia, na hora de criar um site, já é possível contar com a hospedagem Cloud, hospedagem WordPress e o servidor VPS, apenas para citar alguns exemplos.

O fato é que, no atual momento da internet, a tecnologia streaming mudou o modo como consumimos entretenimento como filmes, músicas e games. Esses vários aplicativos ficam hospedados em servidores VPS ou Cloud em diferentes partes do mundo. 

Um servidor VPS possui mais capacidade de armazenamento e pode abrigar um ou vários aplicativos. Além disso, por ser escalável e gerenciável, esse tipo de tecnologia de hospedagem é ideal para quem precisa de mais autonomia. 

E, pensando no campo da literatura, atualmente há vários aplicativos de leitura. Neste artigo, você vai conhecer alguns apps que permitem às pessoas lerem os mais variados tipos de conteúdo, seja em desktop ou em um dispositivo móvel.

A leitura feita na tela

É fato que os discos de vinil ainda não foram completamente extintos, porém é correto afirmar também que eles já não reinam absolutos como nos tempos de outrora. 

É claro que mesmo na era do Spotify e outros serviços de streaming, o disco de vinil ainda faz sucesso entre os saudosistas. Então é cedo para dizer se o mesmo vai ocorrer com os livros físicos, mas é nítido perceber que a situação está rumando para esse caminho.

A bibliografia inteira do Stephen King pode ser armazenada em um Kindle, que é um dispositivo móvel semelhante ao seu smartphone. Isso conta pontos quando se trata de mais espaço em casa, por exemplo.

Além disso, as árvores agradecem, pois pilhas de papel deixam de ser necessárias. Ou seja, os aplicativos de leitura trazem algumas vantagens que merecem ser consideradas.

Aplicativos de leitura que você deve conhecer

Os aplicativos provocam uma grande mudança no hábito da leitura das pessoas, pois conseguem fazer com que os leitores carreguem os seus livros para qualquer lugar e possam acessá-los em qualquer situação.

Você pode estar no metrô, ou no consultório do dentista, pegar o seu Kindle ou smartphone e ali escolher qual livro do Machado de Assis vai ler.

Com o surgimento dos dispositivos portáteis de leitura, como o pioneiro Kindle, da Amazon, apareceram também os primeiros aplicativos para livros. 

Desse modo, os amantes da literatura ficaram aptos a usar os seus tablets e smartphones para ler qualquer tipo de conteúdo, seja um clássico literário ou, até mesmo, um material acadêmico.

Não custa lembrar também que tanto o sistema operacional iOS quanto o Android oferecem muitas alternativas de aplicativos de leitura. Por isso, conheça algumas delas abaixo:

1. Google Play Livros

Ele consiste basicamente em uma loja na qual é possível comprar os seus livros digitais. Contudo, essa ferramenta desenvolvida pela Google também traz outras funcionalidades.

O aplicativo permite realizar a leitura dos e-books em qualquer lugar, mesmo sem nenhuma rede de Internet disponível. Por meio da leitura offline, o usuário tem condições de acessar a sua biblioteca para ler os seus livros em diversas situações.

Além disso, o Google Play Livros ajuda a manter a sua biblioteca virtual organizada. O app vem também com função marca texto e disponibiliza um sistema de navegação inteligente, proporcionando serviços como tradução, uso de dicionário e pesquisa de algum termo presente na leitura.

2. Ebook Reader

É um dos aplicativos mais conhecidos quando o assunto é leitura digital. Ele pode ser obtido gratuitamente na Play Store, sendo concebido especialmente para dispositivos Android. 

O app possui várias funcionalidades, uma delas é a loja de livros digitais que faz parte da própria ferramenta, possibilitando que o usuário adquira diferentes tipos de publicações, seguindo o seu gosto.

O Ebook Reader também apresenta a capacidade de organização, mantendo os seus livros dispostos de um modo fácil de serem acessados, sendo que, no decorrer da leitura, o usuário está apto a marcar o ponto onde parou para depois dar continuidade.

Ademais, o aplicativo permite acessar diretamente muitas publicações que hoje estão no cânone dos clássicos da literatura, tais como Moby Dick e Hamlet. Diante disso, o usuário já pode optar e baixar obras consagradas. 

O Ebook Reader não lê apenas as obras baixadas por meio da sua própria loja. O usuário pode usar esse app para organizar da forma como bem entender qualquer livro que guarde no seu dispositivo móvel. Porém, para isso ser possível, o arquivo deve ser compatível com os recursos de leitura do Ebook Reader.

3. Adiko

Essa ferramenta está disponível tanto para Android quanto para iOS. Ela também é bastante intuitiva e ainda possibilita que o usuário escolha alguns recursos interessantes para facilitar a leitura, como o tamanho e a cor da fonte e da página.

A biblioteca do Adiko apresenta muitas opções. Além do mais, muitos desses livros estão disponíveis de forma gratuita. Por fim, também é possível encontrar ali obras em vários idiomas, como francês, inglês, italiano e alemão.

4. iBooks

Aí está um app desenvolvido exclusivamente para iOS. Ele foi criado pela Apple e é excelente para personalizar a maneira como você irá realizar a leitura das obras. 

O iBooks vem com até oito fontes distintas e mais quatro cores de páginas, permitindo diferentes tipos de configuração, tudo para que a leitura dos livros seja bastante confortável e não prejudique a sua visão.

O app para livros da Apple também possibilita acessar uma loja de livros digitais composta por um vasto acervo, com títulos que vão do gênero policial, passando pelo terror, até livros acadêmicos.

Ainda é possível usar o iBook para a leitura de arquivos em PDF no seu iPhone ou iPad. Além disso, para facilitar ainda mais a leitura, o app traz a função Tema Noturno Automático. 

Nessa funcionalidade, a tela do seu dispositivo móvel se adapta com mais facilidade, sempre levando em conta requisitos como a luminosidade e o tipo da fonte, tornando a leitura prazerosa e confortável.

5. Kobo

Esse app é bastante versátil, pois oferece alternativas de download para plataformas iOS e Android.

O Kobo também traz alguns recursos que já se tornaram fundamentais quando o assunto é aplicativo de leitura, porém com a diferença de facilitar ao máximo para que essas aplicações sejam utilizadas, valorizando, com isso, uma boa experiência do usuário.

O Kobo permite a criação ou a personalização da leitura ao permitir a alteração da fonte e cor da página. Com isso, o usuário tem a chance de deixar a sua leitura muito mais acessível, sem contar que é possível também usar o chamado Modo Noite para facilitar a leitura.

Há, por fim, a ferramenta de compartilhamento à disposição, em que é possível destacar as citações favoritas, notas e pensamentos presentes nos livros digitais durante a leitura.

6. Minha Leitura – Organizador

Esse app tem o objetivo de facilitar a vida dos leitores que apreciam ler mais de um livro ao mesmo tempo.

O programa permite que o leitor faça o cadastro dos livros e possa planejar leituras por meio de datas ou número de páginas. Ele também viabiliza a inserção de notas e a criação de notificações, evitando que o usuário perca o horário da leitura.

A tela está substituindo as páginas

Cada vez mais os aplicativos de leitura estão se tornando populares. Esse é um avanço natural da tecnologia. Como vimos, a leitura nos dispositivos móveis é repleta de vantagens e também permite uma boa imersão no texto.

Portanto, conheça as alternativas apresentadas neste artigo e veja qual é a que mais se adapta com o seu gosto.

Compartilhe:
Imagem padrão
Bruna Bengozi
Bruna é mestre em História pela USP e graduanda em Letras pela Univesp. Redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome da impostora".

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário