USP

Curso online da USP – Injustiças urbanas, segregação e políticas públicas: um estudo de filosofia política

Curso busca discutir autores fundamentais para a compreensão do debate sobre a segregação urbana e as injustiças históricas.

A pandemia de COVID-19 potencializou a oferta de cursos online de diversas instituições brasileiras e estrangeiras. O Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH/USP, por exemplo, vem promovendo alguns eventos de difusão totalmente gratuitos e abertos para o público em geral.

Um deles é o curso “Injustiças urbanas, segregação e políticas públicas: um estudo de filosofia política”, ministrado pela pesquisadora e pós-doutoranda Katarina Pitasse Fragoso.

Segundo a ementa, este curso de extensão parte da pergunta: como devemos combater as desigualdades nas cidades? Os filósofos políticos têm debatido essa questão do ponto de vista da segregação residencial. Existem duas teses principais na literatura recente. Uma delas é a proposta integracionista focada em defender que a justiça socioeconômica nas cidades deve ser alcançada por meio da realocação de grupos desvantajosos em bairros mais prósperos. A segunda é a proposta redistributiva baseada na ideia de que a justiça socioeconômica nas cidades deve ser realizada por programas de transferência de renda. Embora estes sejam projetos diferentes, vamos discutir como exatamente seu diagnóstico normativo se aproxima e difere um do outro.

Mais precisamente, o curso busca estudar autores chaves neste debate, como Elizabeth Anderson, Tommie Shelby, Iris Young, Lélia Gonzalez, clarificar o diagnóstico normativo sobre a razão da segregação ser uma injustiça estrutural e histórica e, por fim, propor soluções práticas para combatê-la.

Você pode acessar o programa completo aqui.

Como participar?

As inscrições estarão abertas de 25/05/2021 a 28/02/2021, via Sistema Apolo. As matrículas serão realizadas via sorteio no dia 01/03/2021. Já o curso será ministrado online, de 02/03/2021 à 30/03/2021, às terças-feiras, das 10h às 12h30.

Haverá emissão de certificado para quem tiver, no mínimo, 75% de frequência obrigatória.

Mais informações em http://sce.fflch.usp.br/node/3998


Imagem de capa: Paraisópolis (SP)/Outras Palavras


Leia mais >> Vidas negras importam: 17 livros para combater o racismo e valorizar a negritude

Leia mais >> História da cidade destruída: “Arquitetura evanescente”, de Fernando Atique

Imagem padrão
Bruna Bengozi
Bruna é mestre em História pela USP e graduanda em Letras pela Univesp. Redescobriu (e redescobre) o amor pelos livros, pela música e pela vida. Aguarda ansiosamente a queda do capitalismo e do patriarcado. Sofre de "síndrome da impostora".
Artigos: 244

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário