Usar o Jamboard

3 ideias práticas para usar o Jamboard nas aulas on-line

Jamboard é uma ferramenta do Google muito simples de usar e também eficiente quando o objetivo é mostrar, ensinar e visualizar a construção de ideias nas aulas on-line. Essa realidade de ensino parece que chegou para ficar (em meio ao caos, sabemos) e desenvolver novos jeitos de ensinar e aprender se faz necessário quando os muitos recursos das aulas presenciais não podem ser simplesmente transportados para as aulas on-line. Afinal, acreditamos que uma boa aula on-line necessita de interação e isso o Jamboard pode nos oferecer. Confira:

1 – Ensino das letras do alfabeto para os pequenos

Para os professores que trabalham com a alfabetização, imaginar como ensinar o movimento para os alunos construírem as letras à distância pode parecer complicado, mas não é. De uma maneira muito simples, você pode, com o uso de seu celular ou tablet (e uma caneta touch simples) construir as letras com os alunos.

Não há muito segredo: após o professor compartilhar sua tela no Google Meet, por exemplo e conforme ele escreve no Jamboard, os alunos visualizam exatamente o mesmo movimento que o professor fez para construir as letras. Em suas casas, os alunos podem reproduzir os movimentos das letras no caderno ou até mesmo em um outro Jamboard.

Google Jamboard

Se você não sabe como acessar usar o Jamboard, suas ferramentas e funções básicas, assista a esse vídeo.

2. Usar o Jamboard para o clássico jogo “Certo ou Errado”

Essa atividade foi realizada com uma turma de 5º ano. A ideia é bem simples e eficaz! Por ser necessário “arrastar” as palavras para o lugar certo, cria uma sensação de jogo e interatividade. Os alunos gostam bastante disso! Ao final, para corrigir, basta o professor compartilhar a tela e fazer os apontamentos necessários.

3. O post-it no Jamboard para as rodas de leitura

Para os maiores, o Jamboard pode ser utilizado de forma mais completa, pois os próprios alunos podem adicionar informações através dos “post-it” disponíveis na ferramenta. Na atividade abaixo, a partir da leitura do livro Dom Casmurro, os alunos foram convidados a colocar frases retiradas do livro que possuíssem figuras de linguagem que, posteriormente foram discutidas e interpretadas.

Espero que consiga aproveitar essas ideias de alguma forma. Lembre-se que o principal é colocar o aluno como participante na construção do Jamboard. Assim, a interação ganhará um significado maior e com certeza as aulas também!

Confira também: 5 ideias de aulas interativas com o Google Docs

Imagem padrão
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!