Breves respostas para grandes questões (Stephen Hawking) e tudo ao nosso redor

Compartilhe:

Se alguém perguntar se há algum livro que responda a algumas perguntas e traga a sensação de que está tudo bem, mas que, de repente, essa sensação vai embora e dê espaço para a certeza de nossa pequenez perante o universo, o livro é “Breves respostas para grandes questões”, de Stephen Hawking. Lançado em 2018 pela editora Intrínseca, a obra de um dos maiores gênios da Ciência acalenta a mente e faz o leitor pensar na humanidade e todo o sentido (e a busca de) que permeia a vida.

Com prefácio de Eddie Redmayne (o ator que interpretou Hawking no filme “A teoria de tudo“) e uma introdução inspiradora de Kip S. Thorne, o livro chega para o leitor como uma oportunidade de encontrar um gênio e ouvir suas respostas para perguntas que estão sempre por aí, rondando a cabeça da humanidade.

Deus existe? Como tudo começou? Podemos prever o futuro? A viagem no tempo é possível?

Para responder a essas questões e tantas outras que nos colocam olhando pela janela as estrelas em uma noite solitária, exige-se muito estudo, ao ponto de dedicar-se uma vida inteira para isso. Por outro lado, não são todas as pessoas que estão aptas para dedicar a própria vida a descobrir tais respostas, apesar de se sentirem curiosas por elas. Assim, como Stephen Hawking e outros grandes nomes, os cientistas trilham esse caminho rumo ao desconhecido e nos trazem algumas respostas (repletas de outras tantas perguntas)…

15 livros sobre Ciência que você precisa ler

O mais interessante no livro “Breves respostas para grandes questões” é sua linguagem fácil, que aproxima o leitor da complexidade da área científica. E isso acontece por conta do brilhantismo de Hawking, seu bom humor e seu modo generoso de olhar para o mundo. Como se contasse uma história para um amigo, ele vai tecendo a história da ciência, nos apresentando outros grandes cientistas e até mesmo nos dando caminhos para entender diversas teorias e estudos científicos avançados, como a teoria da relatividade, das cordas etc.

Para o leitor curioso, cético, religioso entre tantos outros, o livro de Hawking nos mostra como ele próprio construiu suas respostas para as grandes questões e isso é inspirador. Dá um certo acalento no coração ao chegar ao fim de mais uma resposta que ele nos apresentou. Dá uma certa alegria e satisfação em ser humano e compreender um pouco de tudo. Mas tudo isso mesmo que está ao nosso redor.

“Devemos lutar para que todo homem e toda mulher tenham a oportunidade de viver vidas seguras e saudáveis, repletas de oportunidade de amor. Somos todos viajantes do tempo em uma jornada rumo ao amanhã. Mas vamos trabalhar juntos na construção desse futuro, um lugar que queremos visitar.
Seja corajoso, seja curioso, seja determinado, supere as probabilidades. É possível.”

Breves respostas para grandes questões. Stephen Hawking. p. 45
Compre “Breves respostas para grandes questões” (Stephen Hawking) na AMAZON
Compartilhe:
Imagem padrão
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário