9 filmes para quem ama vinhos

É isso mesmo: os nove melhores filmes para quem ama vinhos! E se você não gosta de vinhos, depois de assistir aos filmes, vai gostar.

O vinho pode ser protagonista de um jantar, mas também brilhar no cinema! Por isso, preparamos uma lista com filmes que falam sobre vinhos e harmonizam com muita propriedade com os sabores de curtir um bom filme. Escolha o seu e divirta-se!

1. (Sideways, 2004, Rex Picket)

Jack vai se casar, e Miles decide presenteá-lo com uma viagem pela Califórnia para conhecer os vinhedos da região. Eles degustam vinhos maravilhosos, estreitam os laços entre eles e a viagem se transforma em uma memorável aventura! É baseado em um livro.

9 filmes que falam sobre vinhos

2. Notas de Rebeldia (Uncorked, 2020, Prenticy Penne)

A história gira em torno de um jovem (Mamoudou Athie) apaixonado pela cultura do vinho que sonha em tornar-se num sommelier profissional. A sua ambição esbarra na complexidade que se esconde por detrás da profissão, mas acima de tudo na intransigência do seu pai (Courtney B. Vance) que anseia pelo dia em que ele assuma o comando do restaurante da família. Uma produção da Netflix.

9 filmes que falam sobre vinhos

3. O que nos liga ( Ce Qui Nous Lie,2017, Cédric Klapisch)

O Que Nos Liga mostra a relação de uma família desconstruída (não o são todas?) pelo afastamento de Jean (Pio Marmaï), há cerca de 10 anos sem dar notícia para seus irmãos ou pai. Jean retorna à sua terra natal, Borgonha, ao saber do problema de saúde de seu pai e ajuda os irmãos Juliette (Ana Girardot) e Jérémie (François Civil) a administrar e fazer o serviço pesado do vinhedo que possuem como herança. Enquanto Juliette o recebe de braços abertos, Jérémie precisa de mais explicações a respeito do sumiço do irmão. Passam-se meses nessa reconciliação fraternal, enquanto Jean perde o controle de outra relação: a com a mulher e o filho, que o esperam na Austrália…

filmes para quem ama vinhos

4. O Julgamento de Paris (Bottle Shock, 2008, Randall Miller)

Baseado em fatos reais, narra a história da lendária degustação realizada na capital francesa em 1976 que provocou impacto revolucionário no mundo do vinho, chamando a atenção internacional para a produção no Novo Mundo.

5. Caminhando nas Nuvens (A walk in the clouds, 1995, Alfonso Arau))

Com o fim da Segunda Guerra, o ex-combatente Paul Sutton viaja como vendedor de chocolates e conhece Victoria Aragón, resposta para seus anseios. O longa destaca a cultura das vinícolas e a tradição das famílias mexicanas produtoras de vinhos.

6. Um ano na Borgonha (A year in Burgundy, 2013, David Kennard)

Os bastidores da safra de 2011 na célebre região francesa. Em destaque, a história de sete produtores locais acompanhada de perto pela francesa Martine Saunier, respeitada comerciante de vinhos estrangeiros nos Estados Unidos.

7. Um bom ano (A good year, 2006, Ridley Scott)

Max é um investidor bem-sucedido e inescrupuloso que vive em Londres, mas cresceu apreciando bons vinhos influenciado pelo tio francês, dono de um vinhedo na Provence. Ao saber da morte do tio, recebe também a notícia de que herdou seu Château, o que o leva de volta à propriedade.

8. Mondovino (2004, Jonathan Nossiter)

Obrigatório para quem deseja começar a entender o universo do vinho. Aprenda como Velho e Novo Mundo encaram a produção vinícola. Para isso, o diretor visitou produtores em vários países, observando as diferentes práticas de pequenas e grandes propriedades.

9. Somm! (2013, Jason Wise)

E para fechar essa lista de 9 filmes para quem ama vinhos temos o filme Somm! Até onde vai a fixação de alguém pelo vinho? Você vai se espantar com a exaustiva trajetória de quatro sommeliers aspirantes ao Court Master Sommelier, o reconhecimento máximo da profissão.  Em quatro décadas, menos de 200 profissionais conquistaram a qualificação.

Conheça 12 personagens literários para chamar para um café