9 livros para retomar o hábito da leitura

Você, leitora ou leitor, que chegou até esse post, certamente está enfrentando alguma ressaca literária, ou então ficou curiosa ou curioso para saber quais livros compõem essa lista ambiciosa: despertar novamente o hábito da leitura!

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil. Ainda mais nestes tempos malucos, em que a concentração já foi para o ralo e, às vezes, o máximo que conseguimos fazer é sobreviver a mais um dia (e isso já é o bastante).

Então vem comigo para se motivar a abrir a primeira página e mergulhar de novo neste prazer que é a leitura!

1. Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe

O que dizer do grande nome da literatura gótica, que dominava como ninguém a escrita de contos? Impossível não se prender às histórias contadas por Edgar Allan Poe e não querer continuar lendo um pouquinho mais! Afinal, o caráter macabro das histórias, dotadas de profundidade psicológica e imersas em uma atmosfera eletrizante, continua a conquistar novos leitores e a afirmar sua condição de clássico. + COMPRE NA AMAZON

2. Pessoas normais, de Sally Rooney

hábito de leitura

Uma história única e envolvente sobre dois jovens que devem enfrentar a eletricidade do primeiro amor em meio às sutilezas das classes sociais e dos problemas familiares. Sally Rooney é a voz da geração millennial e não é à toa que sua história chegou às telas na aclamada série da BBC/Hulu. Um livro para te deixar pensando por muito dias… + COMPRE NA AMAZON

Leia mais: “Little Fires Everywhere” e “Normal People”: séries que contam uma história tese ou intuitiva?

3. Só garotos, de Patti Smith

hábito de leitura

Só garotos é uma autobiografia cativante e nada convencional. Tendo como pano de fundo a história de amor entre Patti Smith e Robert Mapplethorpe, o livro é também um retrato apaixonado, lírico e confessional da contracultura americana dos anos 1970, desfiado por uma de suas maiores expoentes vivas. Um livro para quem busca arte, música e uma escrita emocionante! + COMPRE NA AMAZON.

Leia mais: Patti Smith recomenda mais de 40 livros aos fãs

4. Cartas para a minha mãe, de Teresa Cárdenas

hábito de leitura

Um livro pequeno, mas poderoso, que trata de infância, racismo, relações familiares, luto… Este é um romance emocionante sobre perdas irreparáveis e sobre o poder restaurador do amor e do autorrespeito. Ambientada em Cuba, a narrativa desafia nossas crenças sobre essa ilha que, afinal, conhecemos tão pouco. + COMPRE SEU EXEMPLAR.

5. O alienista, de Machado de Assis

hábito de leitura

Clássico da literatura brasileira, este texto de Machado de Assis continua sendo, mais de cem anos depois de sua publicação original, uma das mais devastadoras observações sobre a insanidade a que pode chegar a ciência. Tão palpitante quanto de leitura prazerosa, O alienista é uma dessas joias da ficção da literatura mundial. + COMPRE SEU EXEMPLAR.

Leia mais: Machado de Assis: o leitor da alma humana

6. Redemoinho em dia quente, de Jarid Arraes

Escritora conhecida por seus cordéis, Jarid Arraes estreou no gênero dos contos no incrível Redemoinho em dia quente. Focando nas mulheres da região do Cariri, no Ceará, os contos de Jarid desafiam classificações e misturam realismo, fantasia, crítica social e uma capacidade ímpar de identificar e narrar o cotidiano público e privado das mulheres. + COMPRE SEU EXEMPLAR.

Leia mais: Vidas negras importam: 17 livros para combater o racismo e valorizar a negritude

7. Terra sonâmbula, de Mia Couto

Terra Sonâmbula – considerado por júri especial da Feira do Livro de Zimbabwe um dos doze melhores livros africanos do século XX e agora reeditado no Brasil pela Companhia das Letras – é um romance em abismo, escrito numa prosa poética que remete a Guimarães Rosa. Couto se vale também de recursos do realismo mágico e da arte narrativa tradicional africana para compor esta bela fábula, que nos ensina que sonhar, mesmo nas condições mais adversas, é um elemento indispensável para se continuar vivendo. + COMPRE SEU EXEMPLAR.

Amplie seu hábito de leitura com Literatura africana: 11 livros para conhecer histórias marcantes

8. O guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams

Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos, a saga de Arthur Dent pela Galáxia conquistou fãs pelo mundo inteiro. O humor ácido e as tramas surreais de Douglas Adams se tornaram ícones de uma geração e seguem fascinando leitores de todas as idades. Reunindo todos os livros da série em uma edição de luxo, O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias traz os cinco livros em um único exemplar e vai levar você por aventuras improváveis. Pegue sua toalha, divirta-se e não entre em pânico! Um hábito de leitura só pode ficar melhor com um livro assim… + COMPRE SEU EXEMPLAR.

9. A ridícula ideia de nunca mais te ver, de Rosa Montero

E para ampliar o seu hábito de leitura, que tal ler Rosa monteiro? “Quando Rosa Montero leu o impressionante diário (incluído como apêndice neste livro) que Marie Curie escreveu após a morte de seu marido, ela sentiu que a história dessa mulher fascinante guardava uma triste sintonia com a sua própria: Pablo Lizcano, seu companheiro durante 21 anos, morrera havia pouco depois de enfrentar um câncer. As consequências dessa perda geraram este livro vertiginoso e tocante a respeito da morte, mas sobretudo dos laços que nos unem ao extremo da vida.” + COMPRE SEU EXEMPLAR.

Leia mais: Livros sobre a morte: 13 dicas para reflexão