O livro A Paciente Silenciosa é um thriller psicológico de Alex Michaelides, um autor europeu que fez de seu livro um best seller em diversos lugares do mundo. Com uma história de assassinato brutal e um psicoterapeuta em busca de respostas para a sua paciente, a história prende leitores do começo ao fim.
O livro, publicado em 2019, é conhecido por suas reviravoltas surpreendentes e também por explorar temas como trauma, culpa e a natureza da verdade.
Confira abaixo 15 frases do livro “A paciente silenciosa”:
1.
“Que muitas vezes confundimos amor com essa chama, com o drama, com o desequilíbrio. Mas o verdadeiro amor é tranquilo, silencioso. Tedioso, se encarado do ponto de vista da intensidade dramática. O amor é profundo e calmo… E constante.”
2.
“Sempre achei que o medo era uma sensação fria, mas não é; ele queima que nem fogo.”
3.
“O objetivo da terapia não é consertar o passado, mas permitir que o paciente enfrente sua própria história e sinta sua dor.”
4.
“Lembre-se, o amor que não inclui honestidade não merece ser chamado de amor.”
5.
“É estranho como a gente se adapta rapidamente ao pavoroso mundo de um hospital psiquiátrico. Ficamos cada vez mais à vontade com a loucura, e não apenas a loucura dos outros, mas a nossa própria.”
6.
“Escolher um amante é muito parecido com escolher um terapeuta. Precisamos nos perguntar, é alguém que vai ser honesto comigo, ouvir críticas, admitir erros e não prometer o impossível?”
7.
“De alguma forma, agarrar-se a flocos de neve que desaparecem é como agarrar a felicidade: um ato de posse que instantaneamente dá lugar a nada.”
8.
“Meu antigo terapeuta costumava dizer que a intimidade requer a experiência repetida de ser correspondido – e isso não acontece da noite para o dia.”
9. “O desenvolvimento de nossas personalidades não ocorre isoladamente, mas em relação com os outros – somos moldados e completados por forças invisíveis e não lembradas; ou seja, nossos pais. Isso é assustador, por razões óbvias.”
10.
“Sabe, uma das coisas mais difíceis de admitir é que não fomos amados quando mais precisávamos. É uma sensação terrível, a dor de não ser amado.”
11.
“Acredito que somos todos loucos, mas de maneiras diferentes.”
12.
“Há tanta dor em todos os lugares, e nós apenas fechamos os olhos para isso. A verdade é que estamos todos com medo. Temos medo um do outro.”
13.
“Somos compostos de diferentes partes, algumas boas, outras ruins, e uma mente saudável pode tolerar essa ambivalência e fazer malabarismos entre o bem e o mal ao mesmo tempo. A doença mental é justamente a falta desse tipo de integração – acabamos perdendo o contato com as partes inaceitáveis de nós mesmos.”
14.
“Uma vez que você nomeia algo, isso impede que você veja tudo, ou porque isso é importante. Você se concentra na palavra, que é apenas a menor parte, na verdade, a ponta de um iceberg.”
15.
“Somos atraídos para esta profissão porque estamos danificados – estudamos psicologia para nos curar. Se estamos preparados para admitir isso ou não, é outra questão.”
Compre o livro na Amazon
Leia a resenha aqui: Um labirinto de segredos
Conheça: 10 Filmes de Terror Psicológico que Você Precisa Assistir!