Política

o jornalismo e a distopia

O jornalismo e a distopia que estamos vivendo

Esse texto começa com uma reunião entre Lula e os donos da Folha de S. Paulo em 2002. Quem conta a história é Ricardo Kotscho, então assessor de imprensa de Lula na…

orwelliano

O que “orwelliano” realmente significa, por Noah Tavlin

Estamos na semana especial sobre 1984 e seu autor, George Orwell, é constantemente citado no contexto político atual. Mas você sabe o que “orwelliano” realmente significa? Na animação produzida pelo TED-Ed, o…

czares

A queda dos czares russos, o comunismo e o tempo

Muita gente conheceu a saga da família Romanov pela série recém-lançada da Netflix, Os Últimos Czares. A produção, com seis episódios, retrata a vida e a queda de Nicolau II, o último…

gleen greenwald

A narrativa política nas mãos de Glenn Greenwald

Há algumas semana, Glenn Greenwald se tornou um nome forte para o sistema de comunicação do Brasil que, até então, parecia sempre contar com as mesmas caras, imagens e personagens. Isso nos…

Fomos sempre fascistas

Fomos sempre fascistas? Reflexões sobre a subjetividade patriarcal

A experiência atual com nosso tecido social, suas organizações, grupos, relações e continuamente nossa percepção de nós mesmos, nossos corpos, se encontra em profunda tensão e problemática intrincada. A ascensão vertiginosa de…

Ariano Suassuna

O Brasil real, por Ariano Suassuna

Ariano Suassuna e sua linguagem tão clara para falar sobre o Brasil. Ele traz Machado de Assis, Dostoiévski e a Revolução Francesa para expôr a importância da nossa consciência sobre nós mesmos.…