Facebook
Threads
Pinterest
WhatsApp
Email

Diário de Leitura #3 Ao Farol – Em busca da elucidação do problema social

Diário de Leitura Ao Farol – porque é impossível ler Virginia Woolf e
não parar para escrever sobre.

A personagem Sra. Ramsay é uma mulher muito educada e faz o que é preciso ser feito. Tem a personalidade de “uma pesquisadora em busca da elucidação do problema social”. E embora o Sr. Tamsley já ter se mostrado ser um chato, ela o convida para ir à cidade, pois precisa enviar algumas cartas. Ele aceita, pois gosta da companhia da Sra. Ramsay.

Durante o passeio, há o assunto sobre os estudos dele, que a “Sra. Ramsay não captava bem o sentido, apenas umas palavras, aqui e ali… dissertação… bolsa de pesquisa… doutorado… orientador… Ela não conseguia acompanhar o horrível jargão acadêmico que era matraqueado tão facilmente…” Ri nesse momento, pois me lembrei dos jargões que tanto usamos até mesmo numa simples monografia. Talvez isso seja uma opinião de Virginia Woolf, que não frequentou a universidade, simplesmente porque ela era mulher. Tudo o que ela aprendeu foi ensinado pelo seu pai, um grande intelectual da época.

O passeio permite que eles vejam de longe o tão esperado destino deles. E pode ser desse trecho que alguns ilustradores se inspiraram para criar a capa das diversas edições do livro:

A sra. Ramsay não podia deixar de exclamar: “Oh, que beleza!”. Pois a imensidão da água azul estava diante dela; o vetusto Farol, distante, austero, no mio; e à direita, tanto quanto a vista alcançava, desvanecendo e desaparecendo, em pregas suaves e estreitas, as verdes dunas de areia, cobertas pelo ondulante capim silvestre que sempre parecia estar fugindo para algum rincão lunar, vazio de homens” ( p. 14)

E Tansley gosta do passeio, a Sra Ramsay também, mas por motivos diferentes. Ele pela companhia dela; ela por tudo, menos ele. “Homenzinho odioso”, ela pensa ao retornar do pequeno passeio.

Será um problema social ter de conviver com pessoas indesejadas?
Será Sra. Ramsay uma mulher falsa?
Por que ela convidou Tansley ao passeio se não gosta dele?
Por que Tansley gosta de ser inconveniente?

Onde Comprar Ao Farol: Amazon

Continue lendo o Diário de Leitura Ao Farol:

Se você gostou, compartilhe!
Facebook
Threads
Pinterest
WhatsApp
LinkedIn

Continue por aqui...

Respostas de 4

  1. Boas perguntas,Francine, espero que não se importe por eu deixar aqui minhas teorias rs.

    1ª – Não acho que conviver com pessoas indesejadas possa se encaixar em problema social, é mais pra algo acidental que ocorre, como uma consequência de ficar perto de outras pessoas que tiveram uma criação diferente, mas por mais diferente e indesejado que seja essa pessoa, acho que dá pra contornar o problema se mantendo afastado ou fazendo a lei da boa vizinhança,rs.

    2ª – Não acho que a Sra.Ramsay é falsa, pra mim ela gosta de tentar ter uma boa relação com todos,por isso é sempre gentil.

    3ª – Sra.Ramsay convidou sr.Tansley simplesmente porque ele não tinha o que fazer, e como ele era seu convidado ele tinha que ter uma atenção já que nenhum outro membro da família o tolerava rs.

    4ª – Hmmm, talvez Tansley tinha mania de tentar impressionar a todos,por se sentir inferior

    perto de pessoas mais ricas, como ele fazia parte de uma família humilde, tinha medo de sempre ser visto como um ser inferior e que não tivesse valor nenhum.

    P.S: Talvez essas teorias mudem quando eu finalizar a leitura, já passei da metade do livro, e estou adorando! 🙂

  2. Oi, Fernanda!
    Eu já conclui a leitura e muita coisa mudou depois desta parte do meu diário…bem… não vou contar para não estragar sua leitura. Depois, se possível, volte aqui pra ler a resenha sobre todo o livro. Beijos! Muito obrigado pelo seu comentário!

  3. amo demais tanto o seu diário de leitura e suas Resenhas. Estou fazendo o meu diário de leitura que conheci o seu canal ..Parabéns!1 E um Feliz Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *