Começar com os contos foi um jeito para “esquentarmos” a nossa mente para o mundo woolfiano, referente aos primeiros anos de vida literária da escritora. Sabemos que os primeiros contos foram escritos em 1906, o mesmo período que ela iniciou a jornada para escrever A Viagem, o primeiro romance.
O livro foi concluído em 1915. É o trabalho que mais demorou a ser finalizado pela autora. Por diversos motivos, entre eles, a morte de pessoas queridas e uma crise de depressão.
A Viagem conta a história de Raquel Vinrace, que viaja para a América do Sul e, a bordo de um navio, faz também uma viagem íntima, sobre a sua vida e as pessoas que a cercam. Mrs. Dalloway, uma das personagens mais famosas da autora também está presente nesta obra que, conforme as palavras de Angelica Garnett, sobrinha da autora,
“Foi preciso coragem e tenacidade para nadar contra a forte corrente de romantismo que ainda prevalecia na época, e através do livro todo ela é leal ao que reconhecemos como sua estrela-guia, caminho do qual, uma vez tomado, ela nunca se apartará”. (A Viagem, p. 24, Introdução, tradução de Lya Luft)
Assim, o primeiro livro de Virginia Woolf é um romance que ainda está dentro dos padrões da época, porém, é na alma dos personagens que podemos identificar a força do movimento modernista na autora. Ela, mesmo jovem e inexperiente sabia muito bem que a literatura poderia ser outra coisa, que os romances caminhariam para um lado mais feliz e livre.
Nós vamos começar a ler A Viagem no dia 26 de junho de 2016, uma semana após a conclusão da “primeira etapa” da leitura coletiva.
IMPORTANTE: Não leia o Prefácio, pois tem spoiler!!!
Por ser um romance de 548 páginas e 27 capítulos (edição da Novo Século), a leitura coletiva irá se estender até setembro.
Vamos? 🙂
Onde comprar A Viagem: Amazon
Donwload gratuito, em inglês