O prazer de ler é dobrado quando se compartilha os mesmos livros. Essa afirmação é de Katherine Mansfield, uma escritora de contos. Faço aqui uma licença poética e digo que, além de ser maravilhoso compartilhar os mesmo livros, é lindo também quando encontramos uma personagem que também lê! Confira abaixo 8 personagens dos livros que também amam ler.
1. Rachel Vinrace – A Viagem (Virginia Woolf)
Rachel Vinrace é uma personagem do livro A Viagem, escrito por Virginia Woolf. Na história, ela é uma jovem garota que viaja de navio rumo à América do Sul. A viagem traz a ela muitas experiências importantes para a vida e também a paixão. Durante toda a história, os livros fazem parte da rotina da personagem, que divide sua vida social com os livros e também a música. É inspirador para o leitor que está encarando um livro com mais de 500 páginas ter uma personagem leitora. Além dos belos momentos de leitura em alto mar, é possível também uma aproximidade maior à personagem, que compartilha da própria paixão com o leitor.

Sua mente vagava afastando-se de Nora, mas continuava pensando em coisas que o livro sugeria: as mulheres e a vida. (p. 192)
2. Hermione Granger – Harry Potter (J. K. Rowling)
Dispensa muitas apresentações. Hermione é a garota que resolve várias coisas importantes na história dos bruxos ingleses, a princípio ela até causa um certo desconforto, de tanto que adora um livro e uma pesquisa na biblioteca, mas… o resto os leitores e fãs já sabem!

Resenha: [Releitura] Harry Potter e a Peda Filosofal e como eu envelheci…
3. Hal Incandenza – Graça Infinita (D. F. Wallace)
Graça Infinita é um calhamaço de mais de mil páginas, escrito por David F. Wallace. A obra é sobre a família Incandenza e muitas outras coisas que seu eu for explicar aqui vai ficar longa demais essa lista. Portanto, basta você saber que um dos personagens principais adora ler!

“Eu leio. Eu leio e estudo. Eu acredito que li tudo o que você leu… eu como bibliotecas. (…)”
4. Liesel Meminger – A menina que roubava livros (Markus Zusak)
Tudo bem que primeiro livro que ela leu foi um manual para coveiros. Isso mesmo. Mas depois ela descobre uma linda biblioteca e vai lá todos os dias roubar uns livros. O problema é que a história se passa durante a Segunda Guerra e a garota… ah! que história triste.

5. Daniel Sempere – A sombra do vento (Carlos Ruiz Zafón.)
A trama começa de forma despretensiosa, narrando sobre a vida do garoto Daniel Sempere, de 11 anos, que perdeu a mãe muito pequeno e começa a se esquecer do rosto dela. Seu pai, dono de um sebo, na tentativa de animar o garoto, na véspera de seu aniversário leva Daniel para passear em um Cemitério de Livros Esquecidos, uma biblioteca secreta, que abriga livros abandonados… Saiba mais sobre a obra aqui

6. Tyron Lannister – As crônicas de gelo e fogo (J.R.R. Martin)
Tyron, personagem que todos amam.
(…) meu irmão tem uma espada e eu tenho minha mente. E uma mente precisa de livros como uma espada precisa de uma pedra de amolar. É por isso que eu leio tanto, Jon Snow.”

7. Bela – A Bela e a Fera (Madame Beaumont)

A versão clássica, escrita por Madame de Beaumont em 1756, vem embalando gerações e inspirou quase todos os filmes, peças, composições e adaptações que hoje conhecemos.
8. Guy Montag – Fahrenheit 451 (Ray Bradbury)

Guy Montag queima uns livros, mas depois começa a pensar melhor e…