Acaba de chegar uma novidade muito esperada para os leitores de Peter Burke: o livro O polímata: uma história cultural de Leonardo da Vinci a Susan Sontag.
De Leonardo Da Vinci a John Dee e Comenius, de George Eliot a Oliver Sacks e Susan Sontag, os polímatas moveram as fronteiras do conhecimento de inúmeras maneiras. Mas a história pode ser cruel para estudiosos com tais interesses enciclopédicos. Com muita frequência, esses indivíduos são lembrados apenas por uma parte de suas valiosas realizações.
Neste relato envolvente e erudito, Peter Burke defende uma visão mais global. Identificando quinhentos polímatas ocidentais, o historiador explora seus estudos abrangentes e mostra como a ascensão desses intelectuais correspondeu a um rápido crescimento do conhecimento nas eras da invenção da impressão, da descoberta do Novo Mundo e da Revolução Científica. Só mais recentemente é que a aceleração do conhecimento levou a uma maior especialização e a um ambiente que dá menos apoio a acadêmicos e cientistas de amplo espectro.
Abordando desde a Renascença até os dias atuais, Burke muda nossa compreensão dessa notável espécie de intelectual.
Ficha técnica:
Tradução: Renato Prelorentzou
Assuntos: História Cultural / História Geral
Ano: 2020
Acabamento: LIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Páginas: 512
Edição: 1
ISBN: 9786557110058
Peso: 350g
Formato: 14 X 21
Link para compra: https://amzn.to/3s5o8Ta
Sobre o autor:
Peter Burke é um historiador inglês nascido em 1937, atualmente professor emérito da Universidade de Cambridge. Durante sua carreira, lecionou em outras instituições de prestígio, como as Universidades de Princeton e Essex; foi ainda professor visitante da Universidade de São Paulo entre 1994 e 1995. Especialista em História Moderna Europeia, é autor de, entre outros títulos, História e teoria social, A arte da conversação, A escrita da história: novas perspectivas, O que é história do conhecimento? e Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica – também editados pela Editora Unesp.
Quer saber mais sobre o livro? O autor Peter Burke concedeu uma entrevista exclusiva ao Estadão, que você pode conferir aqui!