Em 2023, o autor George Orwell completaria 120 anos. Conheça 5 livros de George Orwell de grande impacto para o mundo de hoje!
Nascido no dia 25 de junho de 1903 na Índia, Eric Arthur Blair se tornou conhecido mundialmente por seu pseudônimo “George Orwell”, completaria 120 anos em 2023. O escritor é incluído dentro do modernismo inglês por suas marcantes obras, com críticas sociopolíticas, caráter ideológico e ironia, mas tudo por meio de uma linguagem simples e com enredo distópico.
George Orwell deixou obras publicadas que ultrapassam gerações e são influência dentro da área política e na cultura popular de cada local, já que as críticas eram algo notório nos livros. A obra 1984 é um exemplo. Publicada em 1949, ainda se mantém em alta nos dias atuais e é procurada para a leitura e estudo, já que carrega diversos conhecimentos históricos que o autor enxergava em cada situação.
Sem medo da alta sociedade, George Orwell trouxe para o público escândalos e as hipocrisias que eram vividas dentro desta classe, e pelo alto poder que a mesma exercia na população. Seu legado deve ser lembrado pela justiça que buscava. Para relembrar as principais obras do autor, conheça uma seleção de livros que estão disponíveis na plataforma Livroh em homenagem aos 120 anos de história de Eric Arthur Blair.
1. A revolução dos bichos
A Revolução dos Bichos é um dos livros de George Orwell mais comentados e conhecidos por conta de suas fortes críticas sociais e políticas. A obra se mantém atual desde sua publicação. A história foi criada por meio de uma fábula em uma fazenda, onde os animais entendem quem são e qual o papel de cada um naquele ambiente. Porém, eles percebem que são explorados no lugar e estão insatisfeitos com essa posição. Para isso mudar, iniciam uma revolução. O fazendeiro acaba sendo expulso, e a revolução passa a se espalhar mesmo com o líder falecendo, passando para as próximas gerações que a luta precisa continuar e cada vez com mais exigências e mais pedidos. A fábula mostra o apoio entre determinadas classes, pela busca de melhores condições.
2. Na pior em Paris e Londres
Uma das marcas de George Orwell era trazer as suas próprias experiências para dentro dos livros e suas críticas. Nesta obra ele traz a realidade da pobreza que é vivida em Paris e Londres, e para trazer a imagem longe dos cartões postais, ele viaja para as duas cidades vivendo esta dolorosa realidade. Os relatos são críticos sobre a marginalização e a falta de apoio presente nas cidades europeias.
3. A planta de ferro
A planta de ferro se diferencia das demais obras de George Orwell por trazer foco nas relações interpessoais e não nas críticas políticas. O protagonista da história não tem dinheiro, nem amigos, mas possui, em sua mente, a adoração ao dinheiro, uma questão vivida pela era do capitalismo. A crítica, ainda assim, está presente, tornando a escrita ácida para muitos.
4. 1984
O mundo acabou de enfrentar uma grande guerra e agora passa a ser observado e acompanhado atentamente por um sistema chamado “Big Brother”, um regime opressor em que tudo é controlado. O governo precisa ser privilegiado sempre, não importa os limites. A democracia se torna uma farsa, influenciando diretamente a vida de toda a sociedade. Uma obra que se mantém atual desde sua publicação. Conheça um pouco da obra aqui.
5. Dentro da baleia
E para fechar essa lista de livros de George Orwell, temos uma obra que reúne nove ensaios, trazendo a veracidade de um período pós guerra e, para expressar suas críticas, o escritor utilizou a história bíblica de Jonas e a baleia, contando de maneira humorada e crítica a realidade da sociedade.
Gostou dos livros de George Orwell? Conheça:
- 1984 (George Orwell): um livro essencial para a humanidade
- Big Brother: como George Orwell influenciou o reality show
Com informações da assessoria de imprensa do grupo EXA
Uma resposta