O livro de Rubem Alves, Reverência pela vida, mergulha no legado do líder indiano e ganha prefácio inédito de Raquel Alves, filha caçula do cronista brasileiro
Rubem Alves, um dos mais influentes educadores, psicanalistas e teólogos do Brasil, continua a inspirar leitores dez anos após sua morte, com a nova edição da obra Reverência pela vida: A sedução de Gandhi, uma reflexão sobre a jornada desse líder indiano. Ao narrar em primeira pessoa a trajetória do pacifista, o autor se aproxima do contexto atual, trazendo questões que falam de política, violência e lutas cotidianas.
Na obra, publicada pela Papirus Editora, pautado sempre pelo princípio da não violência e da pacificação mundial, o educador brasileiro trata da forma como as pessoas reagem às adversidades e da escolha dos caminhos para lidar com os percalços da vida. A nova edição conta com prefácio assinado por Raquel Alves, filha caçula do autor, que traz uma perspectiva íntima e pessoal ao livro. Fundadora do Instituto Rubem Alves, ela revela a emoção de reviver as palavras do pai e reflete sobre a profundidade da obra dele.
Este livro mexeu com minhas entranhas emocionais.
Primeiro, pelo fato de ser uma obra incrível, que reúne todas as nossas questões mais profundas
ligadas à vida e ao nosso viver em um único lugar.
Segundo, pelo fato de ter sido escrito em primeira pessoa,
o que quer dizer que o autor vestiu a pele de Gandhi,
como se sentisse e pensasse em seu lugar, e isso, por si só,
já é um ato de coragem e ousadia que somente uma alma muito boa
e sensível se arriscaria a fazê-lo com responsabilidade e sabedoria.
Por fim, vem aqui o fato de eu ser filha de Rubem Alves. (Reverência pela vida, p. 13)
O ano de 2024 é marcado pelos dez anos do falecimento de Rubem Alves, conhecido por sua crítica ao modelo educacional tradicional e defensor de uma pedagogia humanizada e poética. Ele deixou um legado que permanece vivo até os dias de hoje, em ensaios, crônicas e livros infantis.
Compre o livro Reverência pela vida na Amazon