Descubra ‘Fabulações Baudelairianas: Récita Camerística de Botiquim’, o novo álbum que adapta ‘As Flores do Mal’ de Baudelaire ao contexto brasileiro. Saiba mais sobre este projeto, seus criadores e como ele está transformando clássicos em música brasileira. Disponível nas plataformas digitais.
Fabulações Baudelairianas: Récita Camerística de Botiquim é o título do novo álbum que acaba de ser lançado nas plataformas digitais. Este projeto inovador adapta o clássico “As Flores do Mal” (1861) de Charles Baudelaire para o contexto brasileiro, marcando o início de uma série de lançamentos previstos para 2024 e 2025. Entre as iniciativas futuras estão três álbuns musicais e uma nova edição do livro “À Flor do Mal”, de Álvaro Faleiros.
Em 2018, Álvaro Silveira Faleiros, professor do Departamento de Letras (Francês) da USP, publicou “À Flor do Mal – Transpirações Baudelairianas”, reescrevendo os cem primeiros poemas do clássico de Baudelaire à luz do Brasil contemporâneo. A nova versão do livro, “A Flor e o Mal”, a ser lançada em 2025, foi elogiada pelo poeta Leonardo Fróes como um conjunto de poemas satíricos homogêneo e sofisticado, comparável ao legado de Gregório de Mattos.
Em 2020, Faleiros selecionou poemas de seu livro para serem musicados por Paulo Iumatti, professor do IEB-USP, que criou canções inspiradas em obras de João Marcondes e a Orquestra Camerística de Botiquim. As gravações ocorreram em 2022 com músicos da Osesp, e o álbum finalizado em 2024 conta com percussões, violões e cavacos de João Marcondes, além das vozes de Paulo Iumatti e declamações de Álvaro Faleiros.
O álbum mistura o erudito e o popular, com oito peças musicais que exploram temas como a condição humana e dilemas contemporâneos. Este projeto poético-musical é uma colaboração rica que sintetiza interpretações satíricas e reflexivas, fazendo um paralelo entre os dilemas da obra original de Baudelaire e os desafios do Brasil de hoje.
Faixas do Álbum Fabulações Baudelairianas: Récita Camerística de Botiquim:
- Aurora espiritual
- Inteirinha
- Carrasco de si mesmo
- Bicho doido
- Gigante
- Fantasma
- Serpente esperança
- Das profundezas clamo a ti
Ficha Técnica:
- Direção artística e musical, arranjos e orquestrações: João Marcondes
- Composições e direção artística: Álvaro Faleiros e Paulo Iumatti
- Voz: Paulo Iumatti
- Declamação: Álvaro Faleiros
- Violão, viola, percussão, sintetizadores: João Marcondes
- Violão (“Gigante”): Paulo Iumatti
Orquestra de Câmara:
- Regência: Luís E. Corbani
- Clarinete: Sérgio Burgani
- Contrabaixo: Ana Valéria
- Flauta 1: Rogério Wolf
- Flauta 2: Stefania Corbani
- Fagote: Érick Ariga
- Violino 1: Tatiana Vinogradova
- Violino 2: Carolina Klieman
- Viola: Sarah Pires
- Violoncelo: Marialbi Trosíl
Gravações e Produção:
- Orquestra de Câmara gravada no Estúdio Arsis por Adonias Júnior
- Vozes, percussões, violão, cavaquinho e bandolim gravados por João Marcondes no Estúdio Cancha e no estúdio na Mata
- Mixagem e masterização: Adonias Júnior
- Ilustração: Fernando Vilela
- Composição de capa: João Marcondes
Sobre os artistas:
- Álvaro Silveira Faleiros é professor titular de Poética da Tradução na USP, poeta e tradutor de nomes como Apollinaire, Mallarmé e Valéry. Sua tradução de “Feitiços” de Paul Valéry ganhou o Prêmio Paulo Rónai de melhor tradução pela Biblioteca Nacional em 2020. Foi curador da exposição “O Francês em Todos os Sentidos” no Museu da Língua Portuguesa em 2009.
- Paulo Teixeira Iumatti é professor livre-docente no IEB-USP e ex-professor da Sorbonne Nouvelle. Dirigiu o CREPAL de 2021 a 2023 e foi finalista do Prêmio Jabuti com seu livro sobre Caio Prado Jr. Recebeu a Medalha do Senado da França em 2022 e é compositor com dois álbuns solo.
- João Marcondes é compositor, escritor, arranjador, produtor, instrumentista e educador musical. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, possui quatro obras para ballet com a Orquestra Camerística de Botiquim e inúmeros arranjos registrados. Leciona na Faculdade e Conservatório Musical Souza Lima desde 2003 e já ministrou cursos de música brasileira em vinte países.