58 Curiosidades sobre Virginia Woolf

Na vida de todos nós há fatos curiosos, segredos, mistérios, obscuridades e fofices. Os escritores, apesar de se encontrarem em lugares sagrados para os leitores, são pessoas que também possui uma vida comum. Abaixo, com essas 58 curiosidades sobre Virginia Woolf, você vai poder confirmar isso.

1 . Quando pequena, teve muita dificuldade para aprender francês.

2 . Por um breve período, Virginia Woolf escreveu em uma mesa alta, em pé, pois ela queria ser como um pintor, que pode se afastar imediatamente da tela para ter uma visão melhor da obra.

3 . “A Cabra” foi o seu apelido quando bebê.

4 . Woolf tentou se matar aos 22 anos, pulando da janela de um hospital, porém ela estava no segundo andar e nada aconteceu.

5 . Quando escrevia o seu primeiro romance “A Viagem”, Virginia pedia muitos conselhos aos amigos, pois se sentia insegura e cheia de dúvidas.

6 . Hans, o cachorro de Virginia Woolf, gostava de fazer suas necessidades no tapete da sala.

7 . Virginia Woolf, quando pequena, era excelente nos esportes.

8 . Certa vez, descobriu um diário em que ela havia escrito durante um período de lucidez e felicidade. Ela riu muito ao reler.

9. Virginia criticava os hábitos alimentares de seus amigos à mesa de jantar. Reclamava se eles comiam demais ou de menos.

10. Ela disse que sua morte seria a “única experiência que eu nunca irei descrever”.

Está gostando dessas curiosidades sobre Virginia Woolf? Leia também: A Viagem (Virginia Woolf): um romance de presságios

11. Alguns dos primeiros artigos de Woolf foram publicados no The Guardian.

12 . Durante uma de crises de loucura, ela acreditou que os pássaros cantavam em grego e que o Rei Edward VII estava escondido nas árvores, dizendo maldições a ela.

13. Quando Virginia Woolf ensinou em “Morley College”, ela fez seus alunos escreverem ensaios sobre eles próprios.

14. Woolf gostava do ato de escrever no papel . Aos 11 anos experimentou diferentes tipos de canetas na esperança de encontrar uma que iria fornecer a sensação perfeita.

15 . Virginia Woolf adorava assistir concertos de ópera.

16 . Quando pequena, Woolf atormentava Vanessa Bell, sua irmã mais velha, riscando as unhas contra a parede.

17 . Quando adolescente, Woolf tornou-se tão aterrorizada com as pessoas que ela morria de vergonha quando alguém falava com ela e era incapaz de olhar nos olhos de desconhecidos.

18 . No início de sua carreira literária, Woolf considerava os nomes dos personagens que criava de pouca importância.

19. Quando ficou longe de sua irmã Vanessa, Virginia escreveu cartas para ela diariamente.

20 . Virginia Woolf ficou interessada em casar-se om Lytton Strachey, amigo e companheiro do Grupo Bloomsbury.

21. Virginia Woolf detestava tirar fotos.

22 . Em 1909, Woolf e outros membros do grupo Bloomsbury inventaram personagens fictícios para tentar escrever um romance coletivo, enviando cartas pelo correio uns para os outros.

23 . Aos 27 anos Virginia Woolf admitiu não gostar de sexo.

24 . Woolf leu e escreveu compulsivamente para compensar o fato de que ela não tinha o que ela mesma chamou de “uma verdadeira educação “, ou seja, um diploma universitário. Na época, as mulheres eram proibidas de irem para a escola.

25 . Uma pequena ideia para “Um Teto Todo Seu” surgiu quando ela estava numa banheira.

26 . Certa vez ela ficou 24 horas arrasada, após uma piada que Clive Bell (um amigo) fez sobre o chapéu que usava.

27 . Depois de se casar, Woolf se matriculou numa escola de culinária. Pouco tempo depois, sem querer, ela cozinhou o anel de casamento dentro de um pudim.

28 . Durante a Segunda Guerra Mundial, Woolf e seu marido Leonard, caso os nazistas ganhassem, iriam se suicidar. O casal manteve uma quantidade suficiente de gasolina escondia na garagem para o ato.

29. Woolf era um cliente difícil, muitas vezes discutia com os lojistas sobre os produtos que eles tinham para venda e quais os produtos que ela imaginava que eles deveriam ter para vender.

Está gostando dessas curiosidades sobre Virginia Woolf? Leia também: 13 pequenas grandes frases do livro Orlando

30 . Ao 13 anos, logo que a sua mãe Julia morreu, ela disse que era “o maior desastre que poderia acontecer.”

31. Certa vez, Virginia Woolf foi comprar um livro que ela considerou ter perdido. Ficou com muita raiva quando o pessoal da livraria informou que não havia mais o livro, mas ao voltar para casa, Virginia encontrou o livro dentro da bolsa.

32 . Virginia Woolf comprou um carro de luxo e fez aulas de direção. Chegou a dirigir algumas vezes, mas preferia ficar no banco de passageiro.

33 . Woolf não tinha experiência em moda. Ela nunca sabia o que vestir.

34 . Virginia Woolf leu “Ulysses”, de James Joyce e odiou o livro.

35 . Woolf não gostava da pintura contemporânea.

36 . Virginia Woolf gostava de caminhar durante à tarde. Saltava valas, subia morros, manobrava-se em cercas de arame farpado e tudo mais.

37 . A mãe de Julia ensinou Virginia Woolf, aos 7 anos, Latim e Francês.

38. Woolf lutou contra a anorexia.

39 . Woolf era pacifista.

40 . A seguir, um trecho de uma carta Woolf escreveu para sua irmã, Vanessa, em junho de 1911 : ““I could not write, & all the devils came out — hairy black ones. To be 29 & unmarried — to be a failure — Childless — insane too, no writer.”

41 . O marido de Woolf, Leonard , tinha um macaco de estimação chamado Mitz.

42 . Woolf e cinco amigos, apresentaram uma pequena peça teatral aos British battleship H.M.S. Dreadnought. Eles pintaram o rosto de preto, vestiram trajes diferente e apresentaram-se como “O Príncipe da Abissínia (atual Etiópia) e sua comitiva.”

43 . A professora de música da criança Virginia, perguntou-lhe qual era o significado do Natal. Ela respondeu: “É para celebrar a crucificação”. E caiu na gargalhada. A professora a deixou de castigo.

44. Woolf viveu um romance com Vita Sackvelle West e o livro Orlando é uma homenagem a ela.

45 . Para diminuir suas ansiedades de adolescente, o médico de família, Dr. Seton, sugeriu que ela estudasse menos e passeasse mais ao ar livre.

46 . Virginia Woolf não era boa em cálculos. Tentou controlar o orçamento de despesas da casa, mas desistiu e deixou o cargo para o seu marido Leonard.

47 . Geralmente Virginia Woolf se sentia muito deprimida quando terminava de escrever um livro.

48 .  Perto da época da morte de Woolf, uma bomba foi lançada sobre a margem do rio Ouse, causando um lago em miniatura, que chegou à beira de seu jardim e atraiu multidões de aves aquáticas.

49 . Woolf era membro da Fabian Society , um movimento político em favor do socialismo democrático.

50 . Woolf teve uma vez um comentário seu sobre um livro de história da França, sobre a Reforma Francesa, rejeitado pelo The Times Literary Supplement por ser desprovido de crítica séria do ponto de vista histórico.

51 . Woolf e seu marido, Leonard, primeiramente queriam passar a lua de mel na Islândia, mas por fim foram para a França e Espanha.

52 . Para ajudar um grupo de mulheres feministas, Virginia Woolf passou horas e horas escrevendo endereços em envelopes.

53. Às vezes Woolf escrevia sentada numa poltrona velha.

54 . Woolf ouviu Beethoven enquanto escrevia As Ondas.

56 . Quando a comédia escrita por Virginia Woolf, Freshwather, foi encenada em 1935 no estúdio de sua irmã Vanessa, o marido dela, Clive Bell, e seu irmão Cory riram tanto que ninguém mais podia ouvir a encenação.

57 . Em seus vinte e poucos anos, no diário de Virginia Woolf continha textos exigentes, como ensaios para a publicação que descreviam um dia no país ou uma noite ouvindo música.

58 . Quando criança, Virginia gostava de contar histórias para dormir para as crianças da casa vizinha, os Dilkes.

Fonte: Flavorwire

Para conhecer mais Virginia Woolf:

Respostas de 4

  1. Olá,
    Sempre que posso e vejo as publicações no Facebook ou no Twitter venho ler um pouquinho sobre Virginia Woolf. Em 2014, participarei do desafio “Um autor para 2014” que criei no meu blog junto com outros seis amigos e escolhi ler a obra de Woolf. Comecei por “A viagem” e estou encantado, por mais que seja aclamada por suas obras posteriores. Não tem preço encontrar “Mrs. Dalloway” embarcando naquele navio.
    Enfim, nesse ano que embarcarei em toda a obra da Virginia Woolf acredito que passarei mais vezes por aqui. Parabéns pelo blog.
    Renan Souza Merces

  2. Oi, Renan! Obrigada pela visita. Virginia Woolf tem um lugar especial neste blog, pois é minha escritora preferida. A Viagem é um livro maravilhoso, chorei quando li…rs
    Volte mais vezes aqui para contar das suas aventuras woolfianas 😉

    Beijos!

  3. Só uma ressalva na questão da “peça” que ela pregou com cinco amigos, fingindo serem o Príncipe da Abissínia e comitiva. Não foi uma peça teatral, mas uma brincadeira, pela qual quase foram processados. O seu blog é muito bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *