Quem nunca colocou aquela playlist especial para curtir um momento de crise existencial?
A Rossana Pinheiro-Jones e eu, em meio às nossas divagações sobre a existência, sempre chegamos a uma de nossas paixões: música. E inspiradas pelo editorial deste trimestre, que já está chegando ao fim, fizemos uma seleção de canções que nos acompanham naquelas horas em que tudo que nos resta é pegar uma xícara de café (ou de chá, ou álcool mesmo), olhar pela janela, e pensar sobre a vida – o que ela foi, é e deveria ser.
As músicas e a crise existencial
Está tudo bem passar por essa crise existencial, ou crises. Além disso, a música está aí para nos lembrar que não vivenciamos essas situações sozinhos e sozinhas: a arte muitas vezes é a válvula de escape dos nossos medos e angústias e, também, é um meio de alívio e até de cura. E, pelo menos para nós duas, as canções sempre funcionaram como expressão artística que dá vazão às dores e prazeres da existência humana.
Então, se você precisa de inspiração para pensar na vida – e seus horrores, ou quer atualizar a lista de sofrência, chegou ao lugar certo! Aqui vai ter Pink Floyd te lembrando que o tempo está passando e estamos ficando para trás; a falta de expectativas dos Rolling Stones; as quedas constantes na voz de Sharon Van Etten; e muito mais.
Tem sugestões de músicas que não constam na nossa playlist dedicada à crise existencial? É só deixar nos comentários!