História

Novos combates pela História: lançamento aborda negacionismo, fake news e desafios da História na atualidade

Compartilhe:
“A História pode e precisa ser defendida.”

Não há nada de novo em mentir sobre acontecimentos passados. Contudo, é provável que nunca tantas mentiras tenham circulado com tanta velocidade como hoje em dia. Novas tecnologias levam aos lugares mais distantes, e rapidamente, as fake news criadas por especialistas em difundir falsas versões de acontecimentos. Mistificadores deslocam fatos de época tentando enganar os ingênuos. Negacionistas se colocam contra verdades consagradas para tentar impingir supostas versões sem pé nem cabeça. A História está sendo atacada!

O livro Novos combates pela História, organizado por Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky, se apresenta como uma trincheira contra o uso da História como instrumento revisionista e falsificador e chama para uma união dos interessados em defendê-la.

História

Para esse combate foram convocados historiadores experientes como Carlos Fico, Maria Ligia Prado, Marcos Napolitano e Pedro Paulo Funari, assim como jovens talentosos como Bruno Leal, Icles Rodrigues, Luanna Jales e Alex Degan.

Você poderá conhecer, ou rever, todos eles, ao vivo, no Ciclo de Lives com os autores do livro! Serão quatro encontros em nossos canais no Youtube e Facebook. Abaixo você confere o calendário completo!

Ciclo de lives e lançamento

Organizadores

Foto da autor Jaime PInsky

Jaime Pinsky, fundador da Editora Contexto, é professor titular concursado da Unicamp. Doutor e livre-docente pela USP. É autor, coautor e organizador de mais de 30 livros, inclusive Escravidão no BrasilAs primeiras civilizações e História da cidadania. Fez palestras nas principais universidades brasileiras e nos EUA, México, Cuba, Porto Rico, França e Israel.

Foto do autora Carla Pinsky

Carla Bassanezi Pinsky, historiadora e editora, é doutora pela Unicamp e mestre pela USP. Autora de Mulheres nos anos dourados e Pássaros da liberdade, coautora de História das mulheres no Brasil e História na sala de aula, é organizadora de Nova História das mulheres no BrasilFontes históricas, todos pela Editora Contexto.

Compre “Novos combates pela História” na pré-venda da Amazon!


Leia mais >> Psicanalista Mauro Mendes Dias lança O Discurso da Estupidez pela Iluminuras

Compartilhe:
Imagem padrão
Redação
Trazemos para nossos leitores todo o universo da leitura e das artes em geral, com dicas, notícias, opiniões e informações para incentivar antigos, novos e futuros leitores. Escreva para nós: contato@livroecafe.com

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

Deixe um comentário