O Hobbit, do famoso Tolkin, dispensa muitas apresentações, mas vamos lá: é uma aventura infanto-juvenil escrita por John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973), ou simplesmente, Tolkien, para os íntimos.

Foi a partir dessa história que, tempos depois, ele iniciou a sua obra mais famosa:  O Senhor dos Anéis. Explicarei por que: O Hobbit é a história de Bilbo Bolseiro, o parente de Frodo Bolseiro que o presenteou com o maior presente de grego de todos os temos, o  Um anel. Neste livro o autor mostra como Bilbo conseguiu o tão poderoso anel. E não é somente isso, a história relata a vida de um simples hobbit que, mesmo preferindo ficar em sua tranquila casa, parte para uma aventura perigosa junto a Gandalf, o mago, e mais treze anões.

Um pouquinho do enredo de O Hobbit

Era um dia comum e Bilbo estava em sua confortável toca quando recebe a visita de Gandalf que, como todo mago, é muito misterioso. Um dia depois, os anões, amigos do mago, chegam um a um à casa de Bilbo para um chá da tarde que, por fim, se transforma numa reunião para a maior expedição da vida deles: ir até terras distantes onde está o dragão Smaug e roubar-lhe o tesouro. Roubar-lhe porque, na verdade, o dragão roubou primeiro da família de um dos anões.

Gandalf, através de sua sabedoria maluca de mago, apresentou Bilbo como um bom companheiro de aventuras aos anões atrapalhados e rabugentos. Entretanto, Bilbo, não entendeu muito bem, tampouco os anões, pois ele deixou claro que não gostava de aventuras, por preferia sempre o conforto de um lar e comida farta.

LEIA: J.R.R. Tolkien – O Senhor da Fantasia (Michael White): por que Frodo levando o anel até Mordor nos comove tanto?

Por fim, durante a expedição de Bilbo e os 13 anões fica explícito o valor da confiança, da amizade, da gratidão e, principalmente, do poder de um bom discurso. Bilbo Bolseiro não é um grande guerreiro, nem matador nem ladrão, mas é excelente nas palavras e, através delas, ele consegue deixar sua marca na história de sua terra e todo o povo: hobbit, homens, anões, magos, elfos e, acredite, dragões falantes!

Onde comprar O Hobbit: Amazon

Share.