“Conto de Natal” é uma obra encantadora do renomado autor brasileiro Rubem Braga, que nos transporta para a atmosfera muito diferente da véspera de um Natal comum das famílias tradicionais. O conto nos convida a refletir sobre a complexidade da condição humana, explorando temas como a esperança e a luta em meio à adversidade.
Eu gosto do Natal, apesar de. É o que pensei quando terminei de ler “Conto de Natal“, de Rubem Braga, escritor e jornalista brasileiro que faleceu em 1990, conhecido como um dos principais cronistas brasileiros do século XX, por conta do seu estilo simples e ao mesmo tempo revelador.
O conto é sobre uma mulher grávida, o seu marido, um outro filho, a miséria que eles vivem e o caminho por uma estrada no dia de Natal. Com palavras simples contornando uma narrativa interessante, os olhos do leitor ficam presos ao que vai acontecer com o casal e o filho que tentam passar por uma cerca de arame farpado e posteriormente localizar algum lugar de descanso. O que no início parece um texto leve e divertido, se torna pesado e amargo, com pequenas nuances que confunde o leitor sobre exatamente o sentido do conto, se bom ou mau.
A narrativa breve se encerra como deveria ser, como pede um texto de um dos maiores cronistas brasileiros, adepto à simplicidade do cotidiano, com muito lirismo, humor e realidade.
Conheça 6 contos brasileiros de Natal (um pouco trágicos…)
Uma resposta
O conto é bom, porém não entendi o final da história…