6 contos brasileiros de Natal (um pouco trágicos…)

Alguns contos brasileiros de Natal para ler com a família. Ou só.

Ler contos com o tema Natal é uma experiência encantadora que nos permite mergulhar nas tradições e emoções que envolvem essa época especial do ano. Autores brasileiros têm se destacado na criação de narrativas natalinas que capturam a essência da festividade de maneira única. Com sua rica diversidade cultural e geográfica, o Brasil oferece um cenário fértil para explorar diferentes interpretações do Natal, seja em meio à calorosas celebrações nas praias do Nordeste, ou nas atmosferas mais frias do Sul do país. Através de suas palavras habilmente tecidas, esses autores nos transportam para momentos de reflexão, solidariedade e magia, celebrando não apenas o espírito natalino, mas também a riqueza da literatura brasileira.

Fiz uma breve pesquisa de contos brasileiros de Natal e encontrei 6 contos muito bacanas… Um pouco trágicos para o clima natalino, mas bons contos. No vídeo comento um pouco mais sobre os contos. E confira abaixo a lista de contos:

1. Conto de Natal (Rubem Braga)

Presente no livro “Nós e o natal” (esgotado), mas você pode ler aqui. O conto é sobre uma família que está sozinha, na rua, na noite de Natal.

2. O Peru de Natal (Mario de Andrade)

Uma família que desistiu de comemorar o dia de Natal por conta de uma tragédia que aconteceu há muito tempo. A figura de um menino louco (que também é o narrador) vai trasnforma a vida dessas pessoas. A conto pode ser considerado feliz, mas também é um pouco bizarro. O conto está presente no livro Os cem melhores contos brasileiros do século.

3. Missa do Galo (Machado de Assis)

Um conto que também está no livro Os cem melhores contos brasileiros do século e lida com temas pesados, como a traição. E dentro do universo machadiano, o conto possui a característica de não explicitar tudo, deixando para o leitor as conclusões.

4. O antinatal de 1951 (Carlos Sussekind)

O conto do autor Carlos Sussekid é sobre um pai com o seu filho tentando viver um dia e Natal sem a lembrança da data, sem abraços e trocas de presente. Está no livro Os cem melhores contos brasileiros do século

5. Natal na barca (Lygia Fagundes Telles)

Um conto de uma profundidade única, que aborda a vida e a morte com delicadeza, mas que também pega o leitor desprevenido, o que pode assustá-lo. Mas é um susto bom embrulhado naquela sensação de quando se está diante de uma grande escritora. Livro: Antes do Baile Verde.

6. Presépio (Carlos Drummond de Andrade)

Por fim, um conto que pode levar o leitor a pensar sobre a condição da mulher na sociedade, as suas prisões e liberdades. De um ponto de vista machista, a personagem principal da obra se torna uma mulher misteriosa. Mesmo tendo que montar um presépio, a sua mente está muito distante… Conto também presente no livro Os cem melhores contos brasileiros do século

Confira o vídeo no canal Livro&Café

Conheça 7 dicas de livros para presentear e deixar alguém mais feliz!