Plano de aula: Conto “A viúva e o papagaio”, de Virginia Woolf

Este Plano de Aula sobre o livro A viúva e o papagaio é destinado ao Ensino Fundamental. A indicação do próprio livro informa o 5º ano, mas eu acredito muito que literatura não tem idade certa e, com certeza, esse conto irá encantar os alunos mais velhos também.

A viúva e o papagaioNum primeiro momento, para o professor, é importante conhecer um pouco sobre a escritora Virginia Woolf. Abaixo alguns links que poderão ajudar:

1ª etapa – Roda de leitura

É importante mostrar o livro A viúva e o papagaio para os alunos, promover uma reflexão a partir das imagens e deixar os alunos comentarem sobre o que eles imaginam que irá acontecer na história.

A dica é ler o livro para os alunos aos poucos, durante 1 semana. É importante criar um momento durante a aula para que isso seja feito. No início ou no final é uma boa ideia, pois deixará os alunos curiosos com a obra.

Aconselho também a fazer algumas pausas durante a leitura e realizar perguntas simples para os alunos. Por exemplo, no início da história, quando a viúva ganha a herança, quais as expectativas deles ou o que eles fariam caso estivessem no lugar dela.

2ª etapa – Depois da leitura

A – Vídeo

Assistir com os alunos o vídeo no YouTube “A viúva e o papagaio“, apesar de ser narrado em Português de Portugal, acredito que vale a pena por conta das imagens. E, claro, também vale uma conversa sobre as diferenças da Língua Portuguesa.

B – Interpretação de texto

  1. Por que a notícia da herança deixou Mrs. Gage muito animada?
  2. Como era a sua vida antes da herança? E depois?
  3. A atitude das pessoas próximas a ela foram boas? Justifique.
  4. O papagaio do conto é como um papagaio real? Por quê?
  5. Você deverá indicar a leitura deste conto para um colega da mesma idade, mas que ainda não leu a história. O que você escreveria para esse amigo? Como iria convencê-lo a ler o conto?

C – Atividade teatral

Dividir a turma em grupos. Cada grupo fará uma apresentação teatral de uma parte do conto.

Cena 1: Mrs. Gage recebe o bilhete do carteiro informando de sua fortuna e vai até o reverendo Samuel para contar a novidade e pedir dinheiro emprestado para a passagem. Organiza sua viagem e deixa o cachorro Shag com sua vizinha. Após a viagem de trem, por conta do rio, que atrapalhava o caminho restante, o fazendeiro Mr. Stacey dá carona para ela em sua carroça.

Cena 2: Ao chegar na casa, ouve os gritos (“Não tá casa!”) do papagaio e se assusta. A porta da casa é aberta por Mrs. Ford, a velha aldeã. Ela explica sobre o papagaio James. Em seguida, Mrs. Gage olha a casa e fica decepcionada, pois tudo está velho demais. Mas ela se encanta com o papagaio e dá comida para ele.

Cena 3: No dia seguinte, a viúva vai conversar com os banqueiros, que informam que houve uma falha e não encontraram o dinheiro da herança em nenhum lugar. Ela fica muito triste e preocupada, pois se lembra, inclusive que está devendo para o reverendo Samuel. Arrasada, ela vai embora caminhando perto do rio. Começou a escurecer. Uma vaca passa por ela e a derruba na lama. Ela se recompõe e sabe que precisa atravessar o rio. Sente muito medo, pois sabe que algumas pessoas já morreram ali.

Cena 4: Em pé, ela ficou pensando em sua desgraça e avistou um fogo na direção da casa que agora era sua. Desconfiou que podia ser a sua casa e voltou por outro caminho. Ao chegar lá vê a casa em chamas e fica preocupada com o papagaio, com medo que ele tivesse morrido. Um vizinho oferece um quarto para que ela possa dormir. Muito cansada, ela aceita.

Cena 5: Deitada na cama, ela não consegue dormir, pois está preocupada com sua difícil situação. De repente, ouve um barulho na janela. Era o papagaio. Ela entende que ele deseja que ela vá para fora da casa com ele. O papagaio a leva para um pequeno espaço nos escombros da casa e aponta para um lugar no chão. Ela cava o buraco e descobre todo o dinheiro de seu irmão ali.

Cena 6: Muito feliz com sua conquista, ela e o papagaio viram grandes amigos. O fazendeiro tentou comprar o papagaio, mas ela ficou muito brava, pois ele se tornou muito especial para ela.

Observações:

  • Os alunos poderão adicionar as falas de acordo com suas preferências.
  • Reservar 30 minutos para o ensaio

Objetivos:

  • Participar e compartilhar ideias durante a Roda de Leitura
  • Conhecer o conto da escritora inglesa Virginia Woolf
  • Demonstrar compreensão da estrutura da narrativa
  • Responder perguntas relacionadas à obra com coesão e coerência
  • Destacar partes importantes do conto
  • Perceber a importância das relações sociais e também o cuidado com os animais.
Anúncio
Avatar
Francine Ramos

Faz da Livro&Café parte essencial de sua vida desde 2011. É professora de Língua Portuguesa, adora ler, escrever (um dia vai publicar um livro) e trabalhar com mediação de leitura. Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Não há comentários. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado