Resenhas

Com os Ossos Abertos, de Pedro Carrano: a luta por moradia no Brasil

Com os Ossos Abertos é um romance escrito por Pedro Carrano e publicado pela Kotter Editorial em 2021. Com apresentação de Paula Zarth Padilha e orelha de Otto Leopoldo Wink.

A maior parte do enredo se desenrola em Curitiba, onde Chicão e Lorena aderem a uma ocupação organizada pelo misterioso Morelli e conhecem Roza, uma mulher de origem indígena, que chegou à cidade grande em busca de uma vida melhor vinda da região do Iguaçu.

Composto por três capítulos narrados em terceira pessoa, o romance de Pedro conta uma história que perpassa a luta por moradia no Brasil como um todo, mas também toca aspectos da luta sindical.

Resumo (com spoiler)

As contradições que surgem na experiência de militância são representadas de forma franca, sem nenhuma tentativa de romantização. Além de uma crise identitária, vivenciada por Roza, que se vê desconectada de sua própria origem e não encontra acolhimento para suas angústias e dificuldades materiais.

É uma leitura fluida e que deixa o devido espaço para absorver as entrelinhas e construir a compreensão sobre certos detalhes da história. É um livro sobre paixão, sobre a luta por uma vida digna, mas também, e principalmente, sobre a enorme pressão a que estamos todos submetidos quando vivemos sob o sistema capitalista. Uma pressão que nem sempre se pode suportar.

Quem vai gostar de Com os Ossos Abertos

Recomendo Com os Ossos Abertos para quem gostou de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e A Hora da Estrela, de Clarice Lispector.

Leia mais: Vidas Secas (Graciliano Ramos) e a opressão que assola o nosso país

Sobre quem escreveu

Pedro Carrano nasceu em São Paulo, mas vive em Curitiba desde a infância. É repórter do Brasil de Fato e outros órgãos de imprensa popular. É militante da União de Moradores/as e Trabalhadores/as do Bolsão Formosa (UMT) em Curitiba, assim como da Consulta Popular. Escreveu livros de poesia, contos, romance e jornalismo literário. Compartilha um pouco de seu trabalho no Instagram @pedrocarrano.

Compre na Amazon