Conto de Natal (Rubem Braga): apesar de…

Compartilhe:

Eu gosto do Natal, apesar de. É o que pensei quando terminei de ler “Conto de Natal“, de Rubem Braga, escritor e jornalista brasileiro que faleceu em 1990, conhecido como um dos principais cronistas brasileiros do século XX, por conta do seu estilo simples e ao mesmo tempo revelador.

Conto de Natal, Rubem Braga
O autor Rubem Braga

O conto é sobre uma mulher grávida, o seu marido, um outro filho, a miséria que eles vivem e o caminho por uma estrada no dia de Natal. Com palavras simples contornando uma narrativa interessante, os olhos do leitor ficam presos ao que vai acontecer com o casal e o filho que tentam passar por uma cerca de arame farpado e posteriormente localizar algum lugar de descanso. O que no início parece um texto leve e divertido, se torna pesado e amargo, com pequenas nuances que confunde o leitor sobre exatamente o sentido do conto, se bom ou mau.

A narrativa breve se encerra como deveria ser, como pede um texto de um dos maiores cronistas brasileiros, adepto à simplicidade do cotidiano, com muito lirismo, humor e realidade.

Leia o conto aqui.

Conheça 6 contos brasileiros de Natal (um pouco trágicos…)

Onde comprar livros de Rubem Braga: Amazon

Compartilhe:
Imagem padrão
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

1 comentário

Deixe um comentário