Gosto de procurar por escritoras, gosto de conhecer um pouco da vida dessas artistas antes de mergulhar em suas obras. E assim, cheguei a Mary Ann Evans (1819 – 1880), uma escritora que usou o pseudônimo de George Eliot na Inglaterra Vitoriana e que segundo Virginia Woolf, os livros dela são “um dos poucos romances ingleses escritos para gente grande”.
A obra de Mary Ann Evans possui algumas características da ficção moderna, como a análise psicológica dos personagens e uma profunda inquietação social. Ela viveu uma vida diferente do padrão da época, teve três maridos, não era religiosa e não se importava com as críticas (pessoais e profissionais) um verdadeiro terror social para o século XIX.
Por Virginia Woolf ter dito que ela é uma grande escritora e por este artigo aqui (porque eu gosto de pessoas divertidas), acabo de incluir essa escritora na minha lista de próximas leituras e iniciar uma busca dos livros dela aqui no Brasil pois há pouca coisa, infelizmente… Traduzidos para o português, encontrei alguns títulos na Estante Virtual e na Amazon há diversos títulos em inglês e também alguns e-books.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Eliot
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/MaryAEva.html
http://www.brainpickings.org/index.php/2013/10/29/george-eliot-phrenology/
Respostas de 2
Oi, Francine!
Eu li George Eliot na adolescência. O livro era “Adan Bede” e foi o responsável por eu me apaixonar pela Inglaterra. Depois li “O moinho à Beira do Rio”, em que uma criança, Maggie, é a personagem principal; eu tenho também “Silas Marner”, mas não li. Todos em português.
Adan Bede se perdeu na casa de um tio que comprou os livros. Eu já procurei muito por outro, mas é impossível achar em português! Que lástima! Perder um tesouro!
Eu assisti a série da BBC “Daniel Deronda”, é sobre judaísmo.
Adoro George Eliot! Adoro o jeito que ela viveu! Cuidou do pai até ele morrer e depois bye bye conceitos e preconceitos, religiosidade e tradições, e foi para a Suíça viver à vida.
Estou reformulando meu blog sobre as escritoras inglesas que eu deletei. Estou refazendo os posts com mais atenção nas traduções (passo uma semana em um post rsrs). Mas é só uma maneira de sair do estresse, me distrair.
Um abraço.
Olá, @1afe861164d9b575f9687d4ab4e7b089:disqus!
Eu adorava o seu blog, que bom que ele vai voltar! 🙂
Eu estou encantada com essa escritora. Encontrei alguns livros dela na Estante Virtual, mas quero pesquisar um pouco mais para saber por onde começar. Obrigada por suas dicas!
Beijos!