Onde Vivem os Monstros (Maurice Sendak)

Em 1963, Maurice Sendak publicou Onde Vivem os Monstros e não esperava que o livro fizesse tanto sucesso.

Onde vivem os monstros é um clássico da Literatura Infantil americana e foi traduzido para mais de vinte idiomas! Conquistando crianças e adultos do mundo inteiro, a obra que é uma espécie de Menino Maluquinho do Brasil, ou de O pequeno Príncipe da França, é um dos livros preferidos do presidente Obama.

No livro, somos apresentados ao Max, que é um garotinho que usa uma fantasia de lobo e adora bagunçar. Certo dia sua mãe o deixa sem jantar por conta de uma traquinagem. Na mesma hora, Max vai até seu quarto e se depara com uma floresta, onde encontra um barquinho que o leva até a terra dos monstros. Chegando lá, consegue mostrar sua coragem olhando nos olhos dos monstros que o nomeiam “rei de todos os monstros”. Max e os monstros bagunçam por um tempo, até o protagonista sentir saudades de casa. Quando retorna, encontra o seu jantar quentinho.

Leia também: Literatura infantil brasileira: 15 autores e seus melhores livros

A versão para o cinema foi dirigida pelo cineasta Spike Jonze e produzida pela Warner Bros em 2010. No filme Max é um pouco mais velho, porém igualmente encantador. Os monstros têm mais diálogos, sentimentos e frustrações, ou seja, são quase humanos!

É uma das melhores adaptações que já vi, pois o livro não perdeu seu encanto e o filme não ficou inferior em relação à obra. Ambos, livro e filme, são indispensáveis para todas as faixas etárias.

Compre Onde vivem os monstros na Amazon

Leia também: