Facebook
Threads
Pinterest
WhatsApp
Email

10 personagens inesquecíveis da literatura

Os livros se tornam inesquecíveis por diversos motivos. Mas qual é aquele livro que sempre está em sua memória, passe o tempo que for? E qual é o personagem que, se fosse gente mesmo, você queria ter como amigo ou amiga? Pensando nisso, abaixo você encontra 10 personagens inesquecíveis da literatura:

1. Jean Valjean – Os Miseráveis (Victor Hugo)

Jean Valjean é o personagem principal do romance Os Miseráveis, de Victor Hugo. O livro foi publicado em 1862, é um clássico da literatura e, por meio do personagem Jean Valjean, vamos conhecer a vida das pessoas que vivem na miséria em Paris, porém, há uma miséria subjetiva, que acaba invertendo os papéis. Na sociedade, quem é mesmo o miserável: quem prende uma pessoa por roubar um pão ou quem rouba o pão? Jean Valjean é corajoso, justo mas solitário.

2. Clarissa Dalloway – Mrs. Dalloway (Virginia Woolf)

personagens inesquecíveis da literatura
Compre na Amazon

Clarissa Dalloway apareceu pela primeira vez no livro A Viagem, publicado em 1915. Depois, em 1923, ela protagonizou o conto Mrs. Dalloway em Bond Street. Dois anos depois, em 1925, ocorreu a publicação do romance Mrs. Dalloway, que trouxe então a fama para a personagem, conhecida como uma das principais na literatura woolfiana. Clarissa Dalloway tem muitos defeitos, mas possui alguns ingredientes que a deixam a tornam uma pessoa interessante, que todos querem ter por perto. Em todas as obras – os dois contos e o romance, ela deixa marcas profundas nos outros personagens e também leitores.

3. Diadorim – Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa)

Se você não leu Grande Sertão: Veredas eu sinto muito. Se você já leu, sabe porque Diadorim é uma personagem tão marcante e isto basta. Para explicar os motivos sem spoiler é um pouco difícil, mas saiba que a construção de personagem que Guimarães Rosa fez é de uma genialidade tão ímpar que deixa todo leitor brasileiro orgulhoso. Diadorim é nossa!

4. Jay Gatsby – O Grande Gatsby (F. Scott Fitzgerald)

O Grande Gatsby é um livro que representa muito bem os anos 20 americano, que culminou com o período da Grande Depressão Americana (Crise de 1929). Ah, que romance triste, melancólico e trágico! Jay Gatsby é um grande cara, mas fica cego por paixão, fica cego por querer que a sua vida seja como um momento que viveu no passado, por isso ele se perde e vive uma infelicidade enorme. Com ele a gente aprende que a vida pode ser uma festa, mas também uma tragédia. Não há escolhas. Ou há? COMPRE O LIVRO NA AMAZON

5. Capitu – Dom Casmurro (Machado de Assis)

Afinal, Capitu traiu Bentinho ou não? Pergunta eterna de uma das maiores riquezas da nossa literatura. Não é preciso muitas explicações. Se você nunca leu Machado de Assis, por favor resolva isso rápido!

6. Macabéa – A Hora da Estrela (Clarice Lispector)

Macabéa joga na cara do leitor sabedoria e ignorância. Tudo ao mesmo tempo, numa mistura tão comovente e dolorida que somente Clarice Lispector consegue atingir. Macabéa sou eu, você, todos nós e ninguém. Ao mesmo tempo em que ela é quase um nada, as suas pequenas atitudes são transformadoras para o leitor. COMPRE NA AMAZON

7. Mr. Darcy – Orgulho e Preconceito (Jane Austen)

O cara tem um jeito meio chato. É metido. No cinema ele ficou com cara de adolescente emo. Depois ele vai melhorando, tanto no livro, quanto no filme. E não é só ele que melhora, os outros personagens também. Há um crescimento que mora quando a gente deixa o orgulho e o preconceito de lado e, por fim, acaba compreendendo quem é Mr. Darcy, além de lindo, tem mais coisas aí.

8. Eva – Precisamos Falar sobre o Kevin (Lionel Shriver)

Entre os personagens inesquecíveis da literatura, se você não leu esse livro, deveria. E se você não acha Eva uma personagem inesquecível, leia o livro de novo! Eva pode representar muito bem a mulher do século XXI, aquela que vive um conflito entre maternidade e profissão, mas, para a história ficar mais complicada, Eva é mãe de Kevin, um garoto psicopata…

9. Vampiro Lestat – Crônicas Vampirescas (Anne Rice)

Me desculpem os fãs de Crepúsculo, mas vampiro da hora mesmo é o Lestat, que apareceu pela primeira vez em Crônicas Vampirescas, da escritora americana Anne Rice. Além de todos os clichês vampirescos, no cinema ele é o Tom Cruise.

10. Hercule Poirot  (Agatha Christe)

Entre os personagens inesquecíveis da literatura, temos que destacar um grande detetive! Mas detetives na literatura temos aos montes, porém Poirot é inesquecível e faz parte de todo o universo que Agatha Christie, a rainha das histórias policiais, criou. Poirot aparece em mais de 40 livros da autora, é egocêntrico, objetivo e desvenda mistérios de um jeito peculiar.

Confira o vídeo no canal Livro&Café sobre personagens inesquecíveis na literatura:

Se você gostou, compartilhe!
Facebook
Threads
Pinterest
WhatsApp
LinkedIn

Continue por aqui...

Respostas de 2

  1. É o melhor e mais famoso personagem literario??? Sherlock Holmes que ficou mais conhecido que seu proprio autor. Lista pessima quem é poirot perto de Holmes?

  2. Werther (Goethe), Iago (Shakespeare), Gregor Samsa (Kafka), Ishmel (Melville), Moriarti (Conan Doyle), Don Quixote (Cervantes), Madame Bovary (Flaubert), Tereza (Kundera), Molly Bloom (Joyce)…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *