Raduan Nassar, na última semana, virou notícia porque, durante a entrega do Prêmio Camões, criticou o governo atual, o que deixou o Ministro da Cultura furioso. Em seu discurso, ele defende a democracia e a ex-presidenta Dilma Rousseff. O escritor é um dos grandes nomes da nossa literatura, mesmo já “aposentado” nesta área, a sua vida e as suas obras são admiráveis. Vamos lá, então às 13 curiosidades sobre Raduan Nassar:
1. No meio literário, ele é conhecido como uma personalidade enigmática, porque nunca gostou de dar entrevistas e ficava realmente incomodado com qualquer coisa que pudesse ostentar sua profissão.
2. Ele e o sétimo filho de um casal de libaneses. Tem 81 anos.
3. Lavoura Arcaica, seu romance mais famoso, é um livro premiado: ganhou em 1976, o prêmio Coelho Neto (da Academia Brasileira de Letras), recebeu o Jabuti, na categoria de Autor Revelação, em seguida, ganhou como e Autor Revelação da APCA.
4. Raduan Nassar é um defensor da democracia e critica o governo atual.
5. Em 1984 interrompeu sua carreira literária para dedicar-se à agricultura e pecuária. Ah, essa é difícil de entender, mas ok. Durante o período, o escritor ficou com pouco acesso ao mundo externo, pouca televisão, pouco jornal, pouca revista, etc. Sorte dele.
6. Depois de comprar uma fazenda e prosperar na área da agricultura, Raduan, doou a fazenda para uma universidade pública. É muito amor. E não parou por aí, um outro terreno do escritor foi doado para uma associação particular que ficou encarregada de vendê-la a preços subsidiados para trabalhadores rurais da região. Como é que não ama um escritor (ou e-escritor?) que faz isso?
7. Abandonou a faculdade de Direito. Formou-se em Filosofia.
8. Um jornalista da revista Piauí, que tentou contato com ele para uma entrevista, foi respondido de forma gentil, porém negativa: “Aqui entre nós, falando baixinho: prefiro o silêncio.”
9. Nas suas obras evidenciamos o peso das tradições: religiosas, do patriarcado, do trabalho.
10. Raduan Nassar é um escritor engajado. Em seus contextos históricos, não perde a oportunidade de criticar o autoritarismo (como em Um Copo de Cólera) e produzir um tipo de consciência política.
11. Os seus personagens lidam com aspectos sociais profundos, principalmente sobre as relações afetivas.
12. A linguagem que o autor construiu em seus livros é muito potente. A prosa-poética se faz presente, bem como originalidade, tão rara hoje em dia.
13. O início do romance Lavoura Arcaica porque sim: “Os olhos no teto, a nudez dentro do quarto; róseo, azul ou violáceo, o quarto é inviolável; o quarto é individual, é um mundo, quarto catedral, onde, nos intervalos da angústia, se colhe, de um áspero caule, na palma da mão, a rosa branca do desespero, pois entre os objetos que o quarto consagra estão primeiro os objetos do corpo…”
Respostas de 2
<3
Raduan Nassar, gênio brasileiro, homem desprendido que doou fazenda a uma univeridade publica. A crítica da mediocridade (deselegante inclusive) só fez engrandecer o genial escritor.