Descobrir o mundo da leitura é também descobrir o mundo dos textos e toda a sua infinidade. É muito bonito a gente saber da quantidade de textos literários para ler (e não literários também) que existem no mundo! Não estamos, neste momento, falando de qualidade, e sim da quantidade mesmo. Afinal, a literatura representa a cultura de cada povo, a linguagem que vai passando de geração a geração até chegar em nós.
A princípio, podemos afirmar que ler e entender textos literários (e não literários) é uma oportunidade de colocar um olhar sério e crítico perante o nosso próprio mundo!
O que são textos literários?
Textos literários são aqueles produzidos para um fim estético. Um romance, um conto, uma novela, uma crônica, uma poesia… são exemplos de textos literários. Para entender um pouco mais sobre isso, é interessante conhecer as funções da literatura.
E os textos não literários?
Para entender os textos literários é necessário identificar aqueles que são produzidos para outros fins, sem relacionar-se com a arte das palavras. São exemplos de textos não literários: este texto que você está lendo, uma notícia, bula de remédio, receitas, suas conversas no WhatsApp, enciclopédia (os textos da Wikipedia), manuais, propagandas, aquele e-mail de trabalho…
Portanto, conheça alguns exemplos de textos literários.
Textos literários para ler agora:
Poesia
Ando muito completo de vazios.
Manoel de Barros (leia outras poesias do autor aqui)
Meu órgão de morrer me predomina.
Estou sem eternidades.
Não posso mais saber quando amanheço ontem.
Está rengo de mim o amanhecer.
Ouço o tamanho oblíquo de uma folha.
Atrás do ocaso fervem os insetos.
Enfiei o que pude dentro de um grilo o meu
destino.
Essas coisas me mudam para cisco.
A minha independência tem algemas.
Crônicas
- Mas quem realmente está inteiro? (crônica de Francine Ramos – eu mesma! rs)
- Extravagância (crônica de Mario Prata)
- Vício secreto (Moacir Scliar)
Contos
- A melhor companhia para 2020 (escrito por Kíssila Muzy de Souza Mello)
- Os contos de Machado de Assis, todos disponíveis para leitura aqui.
- Mosaico (meu livro de contos)
Romances e novelas
Os romance também fazem parte do que entendemos por texto literário. São textos maiores que crônicas e contos, pois possuem mais camadas. Novelas, por sua vez, também são maiores que crônicas e contos, no entanto, não possuem tantos núcleos como os romances. Romances giram em torno de um grande tema. Já as novelas giram em torno de personagens e suas ações. Um romance, por exemplo, é Os Miseráveis, de Victor Hugo.