literatura brasileira

30 livros de literatura brasileira para baixar em pdf

A literatura brasileira, em toda a sua grandeza e particularidade, é fundamental para a compreensão do Brasil em diversas formas: por mostrar tantas histórias e também por silenciar tantas vozes.

A princípio, com base na literatura portuguesa, temos um registro do início do colonialismo. Com o passar do tempo, a nossa literatura traçou caminhos próprios, mas ainda representando uma parcela pequena da sociedade e silenciando tantas outras parcelas.

Ler, interpretar e discutir a literatura brasileira é um caminho necessário para evidenciar suas belezas, seus problemas e suas forças invisíveis e de infinitas possibilidades.

Conheça 8 livros para entender (um pouco) a literatura

Abaixo você encontra uma lista com 30 livros de literatura brasileira para baixar em pdf. Todos estão em domínio público. Confira:

Literatura brasileira: Romantismo

1. Úrsula (Maria Firmina dos Reis): PDF, Kindle

Sinopse: Úrsula, pode ser considerado o primeiro romance de autoria negra e feminina do Brasil, além de ser o primeiro de cunho antiescravista, foi publicado em 1859 na cidade de São Luís. Assim, é o romance inaugural da chamada literatura afro-brasileira – entendida, aqui, como a produção literária afrodescendente que tematiza a negritude a partir de uma perspectiva própria.

2. O Cabeleira (Franklin Távola): PDF

Sinopse: O Cabeleira é um romance de transição. Publicado em 1876, centra-se na história de um criminoso de Pernambuco e região, José Gomes, de alcunha Cabeleira, antecessor de Lampião. Ao longo do enredo, o autor se vale das trovas transmitidas geração a geração, como se fossem a “linha condutora” da narrativa.

3. Cinco Minutos (José de Alencar): PDF

Sinopse: Cinco minutos foi publicado em folhetim pelo Diário do Rio de Janeiro e mais tarde reunido em livro. Está localizado entre os romances urbanos de José de Alencar e descrevem de maneira precisa o dia-a-dia, as aflições e os preconceitos da classe média brasileira em meados do século XIX.

4. Til (José de Alencar): PDF

Sinopse: Til é o apelido de Berta, moça “pequena, esbelta, ligeira, buliçosa” que se envolve nas mais intricadas tramas, sempre buscando ajudar os que precisam. Trata-se do ideal de heroína: doce, meiga, caridosa, mas também de coragem e impetuosidade únicas na literatura brasileira. Capaz de enfrentar jagunços, Berta não mede esforços ao buscar a realização de seus intentos. LEIA A RESENHA AQUI


5. Senhora (Jo´sé de Alencar) PDF

Sinopse: Após tornar-se milionária ao receber a herança do avô, a antes pobre e órfã Aurélia decide casar-se com o homem que a decepcionara tanto no passado: Fernando Seixas. Para isso, oferece a ele, anonimamente, um dote de cem mil-réis para que se case com ela. Assim, o desejo de ascensão social de Fernando faz ele aceitar a proposta; no entanto, seu casamento com uma das mulheres mais cortejadas do Rio de Janeiro se mostra uma enorme teia de desprezo, ódio e discussões, na qual amor, dinheiro e prestígio social se chocam.

6. A escrava Isaura (Bernardo Guimarães) PDF

Sinopse: o enredo do livro apresenta uma seqüência de peripécias ao estilo dos folhetins da época, recheado de personagens unidimensionais. A personagem central é Isaura, uma escrava branca dotada dos melhores sentimentos, pura de coração e com uma educação como não tiveram muitas ricas e ilustres damas. No entanto, sofre as terríveis perseguições de Leôncio, seu senhor e homem tocado pelos piores vícios.

7. O seminarista (Bernardo Guimarães) PDF

Sinopse: filho de um fazendeiro, Eugênio tem uma forte amizade com Margarida, a filha de um dos empregados. Dessa proximidade nasce um novo sentimento, mas a união desses dois jovens não é bem vista. Assim, os pais do rapaz enviam-no para seminário, contando-lhe que a moça se casou – quando, na verdade, ela fora expulsa da fazenda. Assim, tamanha decepção faz com que Eugênio se dedique de coração à vida eclesiástica…

Literatura brasileira: Ultra-romantismo

8. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo) PDF

Sobre a obra: certa noite, um grupo de jovens se reúne em uma taverna. Durante a conversa, enquanto se embriagam de vinho, decidem revelar uns aos outros experiências marcantes e inusitadas que viveram no passado, cujas consequências ainda lhes perseguem. Por fim, histórias macabras, de forte influência byroniana, compõem a narrativa de Noite na taverna.

9. Macário (Álvares de Azevedo) PDF

Sinopse: Em Macário, um jovem estudante em viagem encontra, numa estalagem, ao acaso, o próprio Diabo, presença da qual jamais voltará a se desvencilhar. Em meio ao cenário noturno e aos festins regados a vinho, discutem-se uma série de questões, da literatura às contradições humanas. Assim, temas como amor e morte, o sublime e o grotesco, a juventude sem futuro e a dicotomia entre sonho e realidade, constantes em Álvares de Azevedo, são levados às últimas consequências.

10. Lira dos vinte anos (Álvares de Azevedo) PDF

Sinopse: Como todo romântico influenciado fortemente por lorde Byron, a poesia de Azevedo contém traços marcantes de desejo, decepções, morbidez, tédio, melancolia e vício. Mesmo muito jovem, Álvares de Azevedo se cansou da vida e dos dramas que todo adolescente enfrenta, usando esse descontentamento e a angústia da alma como combustível para suas criações.

11. Carolina (Casimiro de Abreu) PDF

Sinopse: É uma história muito triste que envolve amor, paixão, traição, ódio, morte e finalmente perdão. Apresenta o retrato de uma época de conservadorismo e tabus sexuais. O romance – escrito em 1856 – é sobre uma jovem que, ao ser abandonada após a descoberta de uma gravidez, opta pelo caminho da prostituição e tem um final surpreendente…

Literatura brasileira: Realismo

12. A falência (Júlia Lopes de Almeida) PDF, Kindle

Sobre a autora: “ícone do modernismo brasileiro, Júlia Lopes de Almeida consegue oferecer um notável panorama das repercussões do boom do café no final do século XIX na formação da nascente burguesia urbana, e também retratar, com impecável maestria, os meandros de uma sociedade machista e hipócrita, em que subsistem as relações escravocratas e aprofundam-se as desigualdades sociais.”

13. A viúva Simões (Júlia Lopes de Almeida) PDF, Google Books, Kindle

Trecho do livro: “Apesar de moça e de rica, a viúva Simões raras vezes saía; dedicava-se absolutamente à sua casa, um bonito chalet em Santa Tereza. Vivia sempre ali; inquirindo, analisando tudo num exame fixo, demorado, paciente, que exasperava os seus cinco criados…”

Para saber da literatura brasileira, conheça 10 motivos para ler Machado de Assis

14. Dom Casmurro (Machado de Assis) PDF, Kindle

Sobre a obra: Dom Casmurro, de Machado de Assis, é uma das obras mundialmente célebres da literatura brasileira. O romance trata das memórias do narrador-personagem Bento Santiago, o advogado recluso e calado que recebe e adota o apelido mencionado no título da obra. Assim, com a sutileza que lhe é própria, Machado de Assis explora as incongruências desse personagem, deixando transparecer sua insegurança e ciúme. Por fim, as ambiguidades de Bentinho moldam o mais famoso “narrador não confiável” da nossa literatura.

15. Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis) PDF

Trecho inicial: “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método…”

16. Papéis avulsos (Machado de Assis) PDF

Sinopse: a obra, assim como o romance Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), marca o início da fase realista do autor, pois Machado se distancia das influências românticas observadas em suas obras anteriores.

Há um site especializado em toda a obra do autor. CONFIRA

17. O Ateneu (Raul Pompéia) PDF

Sinopse: Seu romance O Ateneu constitui uma das obras-primas da nossa literatura. Autobiográfico, o livro mostra a evolução e o amadurecimento psicológico do autor, que tem sua personalidade sensível transformada pelas experiências vividas no colégio interno.

18. Uma tragédia no Amazonas (Raul Pompéia) PDF

Sinopse: a obra retrata o ponto de vista do autor por meio de uma história que se passa na Amazônia. Uma tragédia que envolve senhores e escravos em um tempo onde a escravatura estava em alta. Ou seja, através deste livro o autor tenta colocar aspectos desde o início da escravidão até a abolição.

19. Contos fora da moda (Artur Azevedo) PDF

Sinopse: os contos do livro são um apanhado de histórias despretensiosas, leves e bem humoradas. O próprio autor deu este título à sua obra, por estarem os contos inteiramente afastados do movimento literário da época. Ou seja, foram escritos sem preocupação de psicologia nem ginástica de estilo.

Literatura brasileira: Naturalismo

20. O Cortiço (Aluísio Azevedo) PDF

Sinopse: publicado em 1890, “O Cortiço” é a síntese do Naturalismo brasileiro, pois constitui-se em um dos melhores retratos do Brasil do fim do Segundo Império. Ou seja, a obra recria a realidade dos agrupamentos humanos sujeitos à influência da raça, do meio e do momento histórico. LEIA A RESENHA AQUI

21. Aurélia (Maria Benedita Bormann) PDF

Sobre a autora: Bormann é um nome quase esquecido na literatura brasileira, porém, o trabalho de uma pesquisadora, Norma Telles, nos fornece algumas informações sobre ela:

“O espaço de liberdade para as suas protagonistas é sempre distante do espaço do casamento e o distanciamento permite que sejam expostas as hipocrisias que encobriam a instituição do matrimônio burguês. Questões de gênero e de raça e de classe permeiam os escritos. A falta de preparo, e de educação para o mundo, é apontada como causa dos desacertos sentimentais das moças, e a escritora chega mesmo a sugerir que as jovens deveriam receber educação sexual.” Fonte: Norma Telles

22. Estátua de neve (Maria Benedita Bormann) PDF

Sobre o conto: “estudiosas ressaltam que o elemento explosivo, o que atraia tantas críticas, não era o retrato da sexualidade feminina, mas o da autonomia feminina ligada a um ataque ou rejeição da prática sexual masculina.” Norma Telles, no prefácio da obra.

23. A luta (Emília Bandeira de Melo) Texto completo no site da Ufscar

Assim como Maria Benedita Bormann, Emília Bandeira de Melo também é uma autora quase esquecida na literatura brasileira. Porém, estudiosos da área disponibilizam esses raros textos de forma gratuita.

Literatura brasileira: Parnasianismo

24. As viagens (Olavo Bilac) PDF, Kindle

Sobre o autor: “Para ele eram tão fáceis a expressão e a palavra, escrita ou falada, que a bem dizer teve o direito de se demorar no âmbito delas, sem aprofundar uma visão da vida, a pregar o dever de ser bom, instruído, trabalhador, patriota e amar. Com isso, todos estavam de acordo e adotaram o poeta, jornalista e orador que o sabia dizer tão bem.”

25. Poemas reunidos (Francisca Júlia da Silva) PDF

Sobre a autora: “com freqüência, Francisca Júlia da Silva Munster tem sido apontada pela critica literária como o mais parnasiano dos nossos poetas, isto é, como o escritor que teria conseguido melhor concretizar, no Brasil, os ideais dos poetas do Parnaso francês.” Fonte: artigo de Danilo Lôbo, periódicos UFSCAR

Literatura brasileira: Simbolismo

26. Broquéis (Cruz e Sousa) PDF

Sobre a obra: “Poesias que não só introduziram a estética simbolista no Brasil, mas porque Broquéis encerra uma das experiências mais surpreendentes da poesia no Brasil.”

Literatura brasileira: Pré-Modernismo

27. Outras poesias (Augusto dos anjos) PDF

Surgindo em um momento de transição, pouco antes da virada modernista de 1922, a obra de Augusto dos Anjos é classificada por alguns como simbolista – pela construção de imagens sequenciais –, por outros como parnasiana – pela escrita formal – e por outros, ainda, como pré-modernista – pela época e pelo estilo inovador.

28. O triste fim de policarpo quaresma (Lima Barreto) PDF

Um verdadeiro anti-herói, Policarpo traz de nascença a marca do destino: seu “triste fim” já está no nome, a Quaresma, intermezzo do carnaval e da paixão de Cristo. Considerado por diversos críticos como o maior romance do pré-modernismo brasileiro, a obra narra as desventuras de Policarpo e sua atitude peculiar muitas vezes incompreendida.

29. Clara dos anjos (Lima Barreto) PDF

No início de 1922, Lima Barreto anunciava na imprensa do Rio de Janeiro que seu novo romance, intitulado Clara dos Anjos, já estava “bem adiantado”, e que em breve ele seria publicado. Naquele ano, porém, vitimado por um ataque cardíaco, Lima Barreto morreu sem concluir um de seus últimos e mais ambiciosos projetos literários.

30. Os Sertões (Euclides da Cunha) PDF

Escrito a partir do trabalho jornalístico de Euclides da Cunha sobre a rebelião de Canudos, Os sertões é considerada uma das obras mais importantes da literatura nacional. Ao narrar a violenta e exaustiva repressão sofrida pelo bando de Antônio Conselheiro, o autor narra também a formação do homem sertanejo.


Importante:

A partir do pré-Modernismo, é raro obras da literatura brasileira estarem em domínio público, pois a lei é válida para  obras que estão publicadas há mais de 70 anos, contando da data de morte dos autores. Sendo assim, outros tantos livros de literatura brasileira que representam o século XX  e até mesmo nosso jovem século XXI, possuem direitos autorais que merecem ser respeitados.


Imagem padrão
Francine Ramos
Editora da Livro&Café desde 2011. É professora de Língua Portuguesa e tenta ser escritora (um conto seu foi publicado na coletânea Leia Mulheres, em 2019). Acredita que os livros podem mudar o mundo e ama Virginia Woolf.

Assine nossa newsletter

Toda semana um resumo com os principais conteúdos da revista em seu e-mail!

1 comentário

  1. […] Conheça 30 livros de literatura brasileira para baixar em pdf […]

Deixe um comentário