Conhecer a obra de Aristóteles significa mergulhar em um universo de reflexões profundas e atemporais, que ajudam a entender o mundo em que vivemos e a nossa relação com ele. Portanto, se você quer se aprofundar em questões fundamentais da vida humana e enriquecer sua visão de mundo, não deixe de conhecer a obra de Aristóteles.
Aristóteles foi um notório filósofo grego, reverenciado até os dias atuais por sua vasta contribuição ao pensamento humano. Foi um discípulo do famoso filósofo Platão e, posteriormente, tornou-se professor do lendário conquistador Alexandre, o Grande.
Aristóteles elaborou uma vasta obra literária, tratando de temas como ética, política, metafísica, lógica e outras disciplinas que lhe conferiram um lugar proeminente na história da filosofia.
A literatura grega clássica em 10 livros essenciais
Em suas obras, Aristóteles defendia a importância do uso da razão para se alcançar a verdade e desenvolveu uma metodologia que influenciou o pensamento científico posterior. Sua contribuição para o pensamento humano é tão significativa que muitas de suas ideias ainda são discutidas e estudadas nos dias de hoje. Por isso, confira abaixo os livros de Aristóteles essenciais para entender sua filosofia:
1. Metafísica
Aristóteles trata de questões fundamentais sobre a existência, o ser, a causa e o conhecimento. É uma das obras mais influentes da história da filosofia. Segundo Aristóteles (384-322 a. C.), a Metafísica é a ciência que estuda o ser enquanto ser. Todas as demais ciências têm por objeto uma parcela da realidade, dependente quer da atividade empírica quer da experiência sensorial. A Metafísica, ou Filosofia Primeira, seria, pelo contrário, a mãe de todas as ciências, pois dela derivaria a própria possibilidade de conhecer. Ela estuda não só as substâncias, como as propriedades e as relações entre elas, assim como as categorias sob as quais poderíamos classificá-las.
2. Ética a Nicômaco
O autor discorre sobre a natureza da ética e da moral, defendendo que a virtude é um meio-termo entre extremos opostos. Ética a Nicômaco revela o mais produtivo e laborioso filósofo da antiguidade às voltas com a conceituação e a investigação dos elementos fundamentais da ciência do caráter e dos costumes. Trata-se de texto de referência indispensável e obrigatório a todos os estudantes e cultivadores da filosofia, das artes e das ciências humanas, destacadamente o direito, a psicologia, a antropologia, a sociologia e a política.
3. Política
Aristóteles apresenta sua visão sobre a organização política, defendendo a importância da justiça e da virtude para a construção de uma sociedade equilibrada. Escrito no século III a.C., Política é uma análise da sociedade humana, de suas instituições, de suas leis, de suas constituições, de seus modos de gerir a máquina pública. + AMAZON
4. Física
Aristóteles aborda questões relacionadas à natureza e ao universo, apresentando conceitos como a causalidade e a teoria do movimento. + AMAZON
5. Poética
Aristóteles discute sobre a arte e a literatura, apresentando sua teoria sobre a tragédia e a comédia. O primeiro e mais importante tratado sobre as formas literárias da tradição ocidental, a Poética de Aristóteles (384-322 a.C.) não tem deixado de ser lida e interpretada ao longo de seus 23 séculos de existência. A presente tradução de Paulo Pinheiro, professor de Estética e Filosofia, rigorosamente amparada em notas e atenta às pesquisas mais recentes, faz reviver o texto original de maneira clara e profunda, numa edição bilíngue voltada tanto para estudantes como para leitores já iniciados na matéria. + AMAZON
Imagem em destaque: Representação de Aristóteles ensinando Alexandre, o Grande. Gravura de Charles Laplante.
Uma resposta