Ah… o que falar de Manoel de Barros? Com certeza um dos maiores poetas brasileiros! A sua poesia fala de conexão com o íntimo da vida. Expõe os olhares tão necessários que precisamos ter à tudo que permeia a vida, principalmente a natureza e toda a sua conexão com o que realmente importa na vida. Abaixo você irá conhecer 13 lindas poesias de Manoel de Barros (1916 – 2014). Mas é claro que tem mais, pois tudo o que o poeta construiu vale a pena ser lido e relido.

    Ando muito completo de vazios.
    Meu órgão de morrer me predomina.
    Estou sem eternidades.
    Não posso mais saber quando amanheço ontem.
    Está rengo de mim o amanhecer.
    Ouço o tamanho oblíquo de uma folha.
    Atrás do ocaso fervem os insetos.
    Enfiei o que pude dentro de um grilo o meu
    destino.
    Essas coisas me mudam para cisco.
    A minha independência tem algemas.


    A poesia está guardada nas palavras — é tudo que eu sei.
    Meu fado é o de não saber quase tudo.
    Sobre o nada eu tenho profundidades.
    Não tenho conexões com a realidade.
    Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.
    Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas).
    Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
    Fiquei emocionado.
    Sou fraco para elogios.


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    3. Prefácio

    Assim é que elas foram feitas (todas as coisas) —
    sem nome.
    Depois é que veio a harpa e a fêmea em pé.
    Insetos errados de cor caíam no mar.
    A voz se estendeu na direção da boca.
    Caranguejos apertavam mangues.
    Vendo que havia na terra
    dependimentos demais
    e tarefas muitas —
    os homens começaram a roer unhas.
    Ficou certo pois não que as moscas iriam iluminar
    o silêncio das coisas anônimas.
    Porém, vendo o Homem
    que as moscas não davam conta de iluminar o
    silêncio das coisas anônimas —

    passaram essa tarefa para os poetas.

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    Tenho um livro sobre águas e meninos.
    Gostei mais de um menino
    que carregava água na peneira.

    A mãe disse que carregar água na peneira
    era o mesmo que roubar um vento e
    sair correndo com ele para mostrar aos irmãos.

    A mãe disse que era o mesmo
    que catar espinhos na água.
    O mesmo que criar peixes no bolso.

    O menino era ligado em despropósitos.
    Quis montar os alicerces
    de uma casa sobre orvalhos.

    A mãe reparou que o menino
    gostava mais do vazio, do que do cheio.
    Falava que vazios são maiores e até infinitos.

    Com o tempo aquele menino
    que era cismado e esquisito,
    porque gostava de carregar água na peneira.

    Com o tempo descobriu que
    escrever seria o mesmo
    que carregar água na peneira.

    No escrever o menino viu
    que era capaz de ser noviça,
    monge ou mendigo ao mesmo tempo.

    O menino aprendeu a usar as palavras.
    Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
    E começou a fazer peraltagens.

    Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela.
    O menino fazia prodígios.
    Até fez uma pedra dar flor.

    A mãe reparava o menino com ternura.
    A mãe falou: Meu filho você vai ser poeta!
    Você vai carregar água na peneira a vida toda.

    Você vai encher os vazios
    com as suas peraltagens,
    e algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos!

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    5. Sombra-boa

    I

    O mundo meu é pequeno, Senhor.
    Tem um rio e um pouco de árvores.
    Nossa casa foi feita de costas para o rio.
    Formigas recortam roseiras da avó.
    Nos fundos do quintal há um menino e suas latas maravilhosas.
    Seu olho exagera o azul.
    Todas as coisas deste lugar já estão comprometidas com aves.
    Aqui, se o horizonte enrubesce um pouco, os besouros pensam que estão no incêndio.
    Quando o rio está começando um peixe, Ele me coisa
    Ele me rã
    Ele me árvore.
    De tarde um velho tocará sua flauta para inverter os ocasos.


    6. Retrato do artista quando coisa

    3

    Há um cio vegetal na voz do artista.
    Ele vai ter que envesgar seu idioma ao ponto de alcançar o murmúrio das águas nas folhas das árvores.
    Não terá mais o condão de refletir sobre as coisas.
    Mas terá o condão de sê-las.
    Não terá mais ideias: terá chuvas, tardes, ventos, passarinhos…
    Nos restos de comida onde as moscas governam ele achará solidão.
    Será arrancado de dentro dele pelas palavras a torquês.
    Sairá entorpecido de haver-se.
    Sairá entorpecido e escuro.
    Ver sambixuga entorpecida gorda pregada na barriga do cavalo —
    Vai o menino e fura de canivete a sambixuga: Escorre sangue escuro do cavalo.
    Palavra de um artista tem que escorrer substantivo escuro dele.
    Tem que chegar enferma de suas dores, de seus limites, de suas derrotas.
    Ele terá que envesgar seu idioma ao ponto de enxergar no olho de uma garça os perfumes do sol.


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    É mais fácil fazer da tolice um regalo do que da sensatez.
    Tudo que não invento é falso.
    Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira.
    Tem mais presença em mim o que me falta.
    Melhor jeito que achei pra me conhecer foi fazendo o contrário.
    Sou muito preparado de conflitos.
    Não pode haver ausência de boca nas palavras: nenhuma fique desamparada do ser que a revelou.
    O meu amanhecer vai ser de noite.
    Melhor que nomear é aludir. Verso não precisa dar noção.
    O que sustenta a encantação de um verso (além do ritmo) é o ilogismo.
    Meu avesso é mais visível do que um poste.
    Sábio é o que adivinha.
    Para ter mais certezas tenho que me saber de imperfeições.
    A inércia é meu ato principal.
    Não saio de dentro de mim nem pra pescar.
    Sabedoria pode ser que seja estar uma árvore.
    Estilo é um modelo anormal de expressão: é estigma.
    Peixe não tem honras nem horizontes.
    Sempre que desejo contar alguma coisa, não faço nada; mas quando não desejo contar nada, faço poesia.
    Eu queria ser lido pelas pedras.
    As palavras me escondem sem cuidado.
    Aonde eu não estou as palavras me acham.
    Há histórias tão verdadeiras que às vezes parece que são inventadas.
    Uma palavra abriu o roupão pra mim. Ela deseja que eu a seja.
    A terapia literária consiste em desarrumar a linguagem a ponto que ela expresse nossos mais fundos desejos.
    Quero a palavra que sirva na boca dos passarinhos.
    Esta tarefa de cessar é que puxa minhas frases para antes de mim.
    Ateu é uma pessoa capaz de provar cientificamente que não é nada. Só se compara aos santos. Os santos querem ser os vermes de Deus.
    Melhor para chegar a nada é descobrir a verdade.
    O artista é erro da natureza. Beethoven foi um erro perfeito.
    Por pudor sou impuro.
    O branco me corrompe.
    Não gosto de palavra acostumada.
    A minha diferença é sempre menos.
    Palavra poética tem que chegar ao grau de brinquedo para ser séria.
    Não preciso do fim para chegar.
    Do lugar onde estou já fui embora.

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    8. Entrada

    Distâncias somavam a gente para menos. Nossa
    morada estava tão perto do abandono que dava até
    para a gente pegar nele. Eu conversava bobagens
    profundas com os sapos, com as águas e com as
    árvores. Meu avô abastecia a solidão. A natureza
    avançava nas minhas palavras tipo assim: O dia
    está frondoso em borboletas. No amanhecer o sol
    põe glórias no meu olho. O cinzento da tarde me
    empobrece. E o rio encosta as margens na minha
    voz. Essa fusão com a natureza tirava de mim a liberdade
    de pensar. Eu queria que as garças me sonhassem.
    Eu queria que as palavras me gorjeassem. Então
    comecei a fazer desenhos verbais de imagens. Me
    dei bem. Perdoem-me os leitores desta entrada mas vou
    copiar de mim alguns desenhos verbais que fiz para
    este livro. Acho-os como os impossíveis verossímeis de nosso mestre Aristóteles. Dou quatro exemplos:
    1) É nos loucos que grassam luarais;
    2) Eu queria crescer pra passarinho;
    3) Sapo é um pedaço de chão que pula;
    4) Poesia é a infância da língua. Sei que os
    meus desenhos verbais nada significam. Nada. Mas
    se o nada desaparecer a poesia acaba. Eu sei.
    Sobre o nada eu tenho profundidades.


    9. Desejar ser

    O maior apetite do homem é
    desejar ser. Se os olhos veem
    com amor o que não é, tem ser.


    10. Ruína

    Um monge descabelado me disse no caminho: “Eu queria construir uma ruína. Embora eu saiba que ruína é uma desconstrução. Minha ideia era de fazer alguma coisa ao jeito de tapera. Alguma coisa que servisse para abrigar o abandono, como as taperas abrigam. Porque o abandono pode não ser apenas de um homem debaixo da ponte, mas pode ser também de um gato no beco ou de uma criança presa num cubículo. O abandono pode ser também de uma expressão que tenha entrado para o arcaico ou mesmo de uma palavra. Uma palavra que esteja sem ninguém dentro. (O olho do monge estava perto de ser um canto.) Continuou: digamos a palavra AMOR. A palavra amor está quase vazia. Não tem gente dentro dela. Queria construir uma ruína para a palavra amor. Talvez ela renascesse das ruínas, como o lírio pode nascer de um monturo”. E o monge se calou descabelado.


    11. Desprezo

    Desprezo era um lugarejo. Acho que lugar desprezado é mais triste do que abandonado. Não sei por quê caminhos o mundo me tirou do Desprezo para este Posto de gasolina na estrada que vai para São Paulo. Acho quase um milagre. Quando a gente morava no Desprezo ele já era desprezado. Restavam três casas em pé. E três famílias com oito guris que corriam pelas estradas já cobertas de mato. Eu era um dos oito guris. Agora estou aqui botando gasolina para os potentados. Naquele tempo do Desprezo eu queria ser chão, isto ser: para que em mim as árvores crescessem. Para que sobre mim as conchas se formassem. Eu queria ser chão no tempo do Desprezo para que em mim os rios corressem. Me lembro que os moradores do Desprezo, incluindo os oito guris, todos queriam ser aves ou coisas ou novas pessoas. Isso quer dizer que os moradores do Desprezo queriam ficar livres para outros seres. Até ser chão servia como era o meu caso. Ninguém era responsável pelas preferências dos outros. Nem isso era uma brincadeira. Podia ser um sonho saído do Desprezo. Uma senhora de nome Ana Belona queria ser árvore para ter gorjeios. Ela falou que não queria mais moer solidão. Tinha um homem com o olhar sujo de dor que catava o cisco mais nobre do lugar para construir outra casa. Não sei por quê aquele homem com olhar sujo de dor queria permanecer no Desprezo. Eu não sei nada sobre as grandes coisas do mundo, mas sobre as pequenas eu sei menos.


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    Sou leso em tratagens com máquina.
    Tenho desapetite para inventar coisas prestáveis.
    Em toda a minha vida só engenhei
    3 máquinas
    Como sejam:
    Uma pequena manivela para pegar no sono.
    Um fazedor de amanhecer
    para usamentos de poetas
    E um platinado de mandioca para o
    fordeco de meu irmão.
    Cheguei de ganhar um prêmio das indústrias
    automobilísticas pelo Platinado de Mandioca.
    Fui aclamado de idiota pela maioria
    das autoridades na entrega do prêmio.
    Pelo que fiquei um tanto soberbo.
    E a glória entronizou-se para sempre
    em minha existência.


    Uso a palavra para compor meus silêncios.
    Não gosto das palavras
    fatigadas de informar.
    Dou mais respeito
    às que vivem de barriga no chão
    tipo água pedra sapo.
    Entendo bem o sotaque das águas
    Dou respeito às coisas desimportantes
    e aos seres desimportantes.
    Prezo insetos mais que aviões.
    Prezo a velocidade
    das tartarugas mais que a dos mísseis.
    Tenho em mim um atraso de nascença.
    Eu fui aparelhado
    para gostar de passarinhos.
    Tenho abundância de ser feliz por isso.
    Meu quintal é maior do que o mundo.
    Sou um apanhador de desperdícios:
    Amo os restos
    como as boas moscas.
    Queria que a minha voz tivesse um formato
    de canto.
    Porque eu não sou da informática:
    eu sou da invencionática.
    Só uso a palavra para compor meus silêncios.

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