Em Laços de Família, Clarice expõe de forma íntima o dia a dia das suas personagens. Qualquer pessoa veria a rotina de uma dona de casa como algo simples e banal, Clarice enxerga isso como algo profundo e complexo.
Em setembro/2014 tive uma grande ressaca literária. As tentativas de iniciar leituras foram muitas e sem sucesso. Mas não queria passar o mês sem ler nada e comecei a buscar soluções para diminuir ou acabar de vez com a ressaca. Dentre as soluções, pensei em reencontrar uma velha amiga, Clarice Lispector. A última vez que li algo da escritora foi em 2011, o Clarice na cabeceira (crônicas).
O livro escolhido para nortear esse encontro foi Laços de Família, que reúne 13 contos publicados pela primeira vez em 1960 e que deu para Clarice o prêmio Jabuti de literatura em 1961.
Em Laços de Família, Clarice expõe de forma íntima o dia a dia das suas personagens. Qualquer pessoa veria a rotina de uma dona de casa como algo simples e banal, Clarice enxerga isso como algo profundo e complexo. Em cada conto, Lispector trata também dos laços que unem ou aprisionam as personagens aos seus familiares.
A escritora, sem dúvidas, nos faz pensar que nem tudo é sempre tão simples e raso. Há pequenos detalhes na rotina diária que pode trazer mudanças na vida, basta apenas, de vez em quando, ter um pouco mais de atenção ou se deixar levar pelo que pode fugir à regra. A realidade é sempre maior do que aquilo que se vê. E assim, Clarice me fez lembrar o trecho do poema “As lições de R. Q” do Manoel de Barros: “… é preciso transver o mundo”.
Dos 13 contos, me identifiquei mais com dois: Amor e Feliz aniversário. Deixo aqui um trecho de cada, como forma de convite, para que você participe também dessa conversa com Clarice.
“Parecia ter descoberto que tudo era passível de aperfeiçoamento, a cada coisa se emprestaria uma aparência harmoniosa; a vida podia ser feita pela mão do homem.”
– trecho do conto Amor
Site sobre Clarice Lispector
O Instituto Moreira Salles lançou um site dedicado à vida e obra da escritora Clarice Lispector. O usuário tem acesso a bibliografia, comentários sobre os livros e as capas de várias edições, traduções comparadas – até o momento há traduções de dois livros: A paixão segundo G.H e A hora da estrela e dois vídeos com aulas sobre a obra de Clarice.
Algo super bacana é um mapa em que é possível localizar os locais do Rio de Janeiro citados nos livros da escritora – é só clicar no local para ler o trecho e saber a obra. Há também dois ebooks sobre Clarice disponíveis, em formato PDF, para download gratuito e um blog sobre os livros da autora.
>> Confira: Clarice Lispector IMS