Close Menu

    Receba as novidades em seu e-mail!

    Novidades

    Classicismo: uma jornada pelas formas e ideais da antiguidade

    Narração: o ato de contar histórias e suas mil possibilidades

    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Home
    • Literatura
    • Listas
    • Artes
    • Resenhas

      A Letra Escarlate (Nathaniel Hawthorne): um julgamento social implacável

      O Poderoso Chefão (Mario Puzo): um clássico sobre crime e redenção

      Cinderela chinesa (Adeline Yen Mah): o poder transformador da arte

      Toda luz que não podemos ver (Anthony Doerr): conexões humanas vencem guerras!

      O Ateneu (Raul Pompeia): um microcosmo da sociedade da época

    • Séries
    • Educação
    • Sobre
    YouTube Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    Livro&Café
    INSCREVA-SE
    HOT TOPICS
    • Virginia Woolf
    • Literatura Brasileira
    • Livros
    • Dicas
    • Feminismo
    Livro&Café
    Você está aqui:Início » Biografia definitiva de Janis Joplin chega ao Brasil no ano em que se completa 50 anos de sua morte
    Literatura

    Biografia definitiva de Janis Joplin chega ao Brasil no ano em que se completa 50 anos de sua morte

    ColaboradoresBy Colaboradores0125 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O peso na letra unida à rouquidão e a emoção na voz de Janis Joplin dão o tom da carreira da maior e mais influente cantora de rock da história. Mas, por trás da figura mítica da artista, há uma vida carregada de transgressões, quebras de paradigmas, frustrações amorosas e dissabores familiares. Escrita por Holly George-Warren, jornalista e uma das mais respeitadas cronistas da história da música norte-americana, Janis Joplin: Sua Vida, Sua Música, lançamento da Editora Seoman, chega ao Brasil para nos fazer rememorar sua trajetória, no momento em que se marca o cinquentenário de sua morte.

    Para relatar a vida da cantora, a autora, que também é especialista em biografias de rock, recorreu a familiares da cantora, amigos, colegas de banda, pesquisou arquivos, diários, cartas e entrevistas há muito perdidas. Ela faz, sobretudo, um perfil minucioso detalhando os passos de Janis até a overdose acidental de heroína, que lhe ceifou a vida em 4 de outubro de 1970.

    A verdadeira Janis Joplin

    Por meio de um estilo radiante e intimista, esta biografia consolida Janis como vanguardista musical. Uma mulher rebelde, dona de grande astúcia e personalidade complexa, que rompeu regras e desafiou todas as convenções de gênero em sua época, abrindo caminho para as mulheres poderem extravasar suas dores e revolta no cenário artístico sem serem tão oprimidas pelo universo machista existente no meio musical. Este livro também foi celebrado pela grande mídia nos estados Unidos – The New York Times e The Washington Post, entre outros – como a biografia que revela, de forma definitiva, a “verdadeira Janis Joplin”, além de ser elogiado no site oficial da cantora (janisjoplin.com).

    Janis se notabilizou com o rock, mas transitava com facilidade por outros ritmos, como blues, o soul e o folk-rock. Sua carreira solo teve poucos anos de existência, mas foi capaz de notabilizar canções como “Mercedes Benz”, “Get It While You Can” e “Me and Bobby McGee”. Entretanto, sua erudição, empenho e talento combinados não transformaram a cantora no símbolo que representa. “Por sua influência e por seu próprio trabalho perene, Janis Joplin permanece no coração de nossa música e de nossa cultura”, afirma a autora.

    “Uma descrição magnífica e muito interessante de Janis. Holly George-Warren tem um estilo de escrita atraente e cativante, e fiquei impressionada com a profundidade de suas novas entrevistas e informações.”

    – Laura Joplin, irmã de Janis Joplin

    Janis Joplin: Sua Vida, Sua Música

    Autora: Holly George-Warren 

    Tradutores: Martha Argel e Humberto Moura Neto

    Editora: Seoman

    Lançamento: setembro 2020

    432 páginas.

    Compre a edição limitada na Amazon

    Uma mulher contra o rock sexista

    Responsável por dar fim à tônica de opressão e machismo que pairavam no mundo àquela época, Janis Joplin expunha sem medo suas convicções sobre temas como sexualidade e a psicodelia. Por essa vertente também tem, entre suas fãs, a compositora e ativista Rosanne Cash e outras emblemáticas cantoras como Brandi Carlile, Margo Price e Courtney Marie Andrews. Além disso, diversas artistas vivenciaram a luta de Janis contra o sexismo do mundo do rock, entre elas, Patti Smith, Debbie Harry (Blondie), Cyndi Lauper, Chrissie Hynde (The Pretenders), Kate Pierson (B-52’s) e Ann e Nancy Wilson (Heart), que foram diretamente influenciadas por sua música, atitude e coragem.

    “Antes da passagem um tanto breve de Janis Joplin pelo sucesso, teria sido difícil para essas artistas encontrarem um modelo feminino comparável à beatnik de Port Arthur, Texas. A mistura de musicalidade confiante, sexualidade impetuosa e exuberância natural, que produziu a primeira mulher estrela do rock dos Estados Unidos, mudou tudo”, conta a autora Holly George-Warren na introdução da obra.

    “Magistralmente bem pesquisada, esta biografia revela definitivamente a verdadeira Janis Joplin.”

    – The New York Times

    A forma como Janis transmitia emoção, em um canto que ia da melancolia à rebeldia, era e sempre será único.  Sua voz rouca, que todos conhecem, revela uma alma que sofria e buscava refúgio na heroína. Outro fator que marcou sua vida, também retratado no livro, foi a busca incessante pelo amor. Ela que nunca foi capaz de ter um relacionamento sólido e duradouro, e dessa forma buscou uma maneira de aliar a sua carreira com o sonho de constituir uma família, levando-a ao seu triste fim: sua morte precoce, aos 27 anos, por overdose acidental de heroína.

    Sobre a autora da biografia de Janis Joplin:

    Janis Joplin

    HOLLY GEORGE-WARREN foi indicada duas vezes ao Grammy e é autora premiada de 16 livros, entre eles duas biografias: A Man Called Destruction: The Life and Music of Alex Chilton e Public Cowboy #1: The Life and Times of Gene Autry, além do best-seller do New York Times: A Estrada para Woodstock (com Michael Lang). Ela já escreveu para diversas publicações, incluindo The New York Times, Rolling Stone e Entertainment Weekly, tendo atuado também como consultora em documentários como Muscle Shoals, Nashville 2.0 e Hitmakers. Holly faz parte da comissão de indicação do Rock & Roll Hall of Fame e leciona na Universidade Estadual de Nova York, em New Paltz.


    Leia mais: 10 biografias e autobiografias para quem ama música [parte 1]

    Biografia Editora Seoman Feminismo Holly George-Warren Janis Joplin Música Rock
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

    Você também irá gostar:

    Classicismo: uma jornada pelas formas e ideais da antiguidade

    Narração: o ato de contar histórias e suas mil possibilidades

    O que são fábulas? E como usá-las hoje em dia

    Add A Comment

    Comments are closed.

    Mais acessados

    22 frases do livro “O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo”, de Charlie Mackesy

    20.467 Views

    14 frases do livro “A biblioteca da meia-noite” para te fazer pensar

    17.012 Views

    As 10 melhores poesias de Álvaro de Campos (Fernando Pessoa)

    15.943 Views

    10 poesias de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa)

    14.518 Views

    20 trechos do Livro do Desassossego (Fernando Pessoa)

    13.445 Views
    Redes Sociais
    • Facebook
    • YouTube
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    Conheça

    Classicismo: uma jornada pelas formas e ideais da antiguidade

    Literatura 9 Mins Read

    Narração: o ato de contar histórias e suas mil possibilidades

    Literatura 9 Mins Read

    O que são fábulas? E como usá-las hoje em dia

    Literatura 4 Mins Read

    7 livros de Moacyr Scliar: cultura judaica, vida urbana e questões sociais

    Listas 6 Mins Read

    5 livros de Walcyr Carrasco: além das novelas brasileiras

    Listas 4 Mins Read

    Receba as novidades em seu e-mail

    Mais lidos

    22 frases do livro “O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo”, de Charlie Mackesy

    20.467 Views

    14 frases do livro “A biblioteca da meia-noite” para te fazer pensar

    17.012 Views

    As 10 melhores poesias de Álvaro de Campos (Fernando Pessoa)

    15.943 Views
    Últimos posts

    Classicismo: uma jornada pelas formas e ideais da antiguidade

    Narração: o ato de contar histórias e suas mil possibilidades

    O que são fábulas? E como usá-las hoje em dia

    Inscreva-se na Newsletter

    Receba um resumo semanal em seu e-mail!

    © 2023 Livro&Café - por amor à literatura, desde 2011.
    • Home
    • Literatura
    • Educação
    • Opinião
    • Sobre

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.