Jornalista, roteirista e copywriter estão entre as opções, mas saber escrever bem pode ser um trunfo para várias outras carreiras.
Há quem diga que trabalhar com o que ama é quase como não precisar trabalhar. A vida real não é exatamente assim, mas é verdade que faz muito sentido procurar uma profissão que tenha a ver com as coisas que você mais gosta de fazer. E, se você gosta de escrever, as opções de carreira são muitas.
No Brasil, ainda não existe um curso específico para ser escritor e a verdade é que para fazer isso você não precisa de nenhuma especialização, só de boas ideias e um pouco de técnica. Saber escrever bem é um diferencial para qualquer carreira, mesmo as que não envolvem isso diretamente.
Você é uma daquelas pessoas que não anda sem cadernos e agendas para ter sempre à mão um lugar para anotar ideias que podem vir à mente? Então pode ser que a sua profissão dos sonhos esteja na lista abaixo. Ou, pelo menos, algumas boas ideias.
Jornalista
Uma das profissões nas quais a pessoa mais precisa gostar de escrever é a de jornalista. Você pode escrever para um jornal, revista ou portal de notícias, de praticamente todas as áreas do conhecimento. O que também quer dizer que é bom saber um pouco de cada assunto.
Mas, mesmo que você não queira ser repórter, vai precisar saber escrever bem. Para escrever orientações de pauta na produção ou releases como assessor de imprensa, por exemplo. Se almeja cargos mais altos, como editor ou apresentador, também. Afinal, para saber delegar também é preciso saber fazer.
Copywriter
Uma das profissões modernas para quem gosta de poder trabalhar a qualquer hora e de qualquer lugar é a de copywriter, ou seja, produção de conteúdos para internet. Esses textos podem ser dos mais variados assuntos e é possível escrever cada dia sobre uma coisa ou se especializar em uma área.
Essa carreira exige que a pessoa saiba escrever bem e domine algumas técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que são mecanismos de otimização para que aquele texto seja bem ranqueado e apareça para mais pessoas nas buscas. O mercado para essa área está em ascensão.
Quer mais dicas sobre escrever? Leia Ser escritor dá dinheiro?
Confira vagas de emprego para copywrites home office no Jooble entre muitas outras oportunidades
Roteirista
Se você costuma ter ideias de histórias criativas e também gosta de teatro e cinema, roteirista é uma ideia a ser considerada. Gostar de ver filmes e ler é um diferencial, pois também ajuda a aprimorar o seu processo de escrita. Uma faculdade de Cinema ou Artes pode ser a porta de entrada para essa carreira.
Publicitário
Toda propaganda que você vê foi primeiro idealizada e escrita por alguém, independente do tipo de mídia em que está inserida. Além de gostar de escrever é preciso gostar de vender, ou seja, ser bom em persuadir. Criatividade e boas noções do mercado também são habilidades esperadas de quem quer seguir carreira nessa área.
Professor/pesquisador
Essa é uma opção para pessoas que, além de escrever, gostem de qualquer outra área do conhecimento, esteja ela entre as ciências humanas, passando pelas biológicas e chegando nas exatas.
Todo professor precisa também escrever. E não estamos falando apenas de preparar um slide ou passar matéria do quadro. Bolar provas, apostilas, criar um blog e produzir conteúdos para auxiliar os alunos nas redes sociais são algumas das possibilidades. A carreira de pesquisador, que muitos professores seguem em paralelo, requer gosto pela escrita e é um diferencial e tanto. Se a pessoa souber comunicar bem aquela novidade científica, em um texto fluido e interessante, qualquer pesquisa fica mais compreensível para o público leigo.
* * * * * *
Com informações de GEAR SEO.