Eu sei que selecionar os 10 melhores filmes de todos os tempos é algo difícil, mas para a minha mãe foi fácil, fácil!
Cinéfila de carteirinha, minha mãe tem um gosto cinematográfico que mistura clássicos e obras que marcaram sua vida. Entre dramas, comédias e aventuras, ela é uma verdadeira apaixonada por filmes que emocionam e deixam uma mensagem.
Pensando nisso, perguntei a ela quais eram seus filmes favoritos. Confira logo abaixo! São filmes que trazem um toque de nostalgia e mostram como o cinema pode ser um portal para diferentes épocas e sentimentos. Confira as escolhas:
- E o Vento Levou (1939)
Um clássico que retrata a Guerra Civil Americana e o impacto das mudanças sociais. Scarlett O’Hara é uma protagonista inesquecível, e para minha mãe, nada supera a força dessa história. Eu já assisti e realmente é muito bom… Veja o trailer - A Noviça Rebelde (1965)
Este musical encantador é um dos filmes que mais mexem com minha mãe (apesar de eu não entender muito bem o motivo…). A história da jovem Maria e sua relação com a família Von Trapp ao som de canções icônicas é sinônimo de tardes aconchegantes no sofá. - Casablanca (1942)
“Here’s looking at you, kid.” Minha mãe diz que poucas frases são tão marcantes quanto esta. A história de amor entre Rick e Ilsa em tempos de guerra sempre a emociona. - Cinema Paradiso (1988)
Um filme sobre a magia do cinema não poderia faltar nesta lista. A relação entre um garoto e o projecionista de uma pequena cidade italiana é um dos favoritos da minha mãe, pela forma como retrata o amor pela sétima arte. Realmente um filmão! - Titanic (1997)
A superprodução de James Cameron, com seu romance épico entre Jack e Rose, conquistou o coração de muita gente, e minha mãe não é exceção. As cenas no navio e a trilha sonora são lembradas com carinho por ela. Já virou um clássico, vai… - Forrest Gump (1994)
A vida de Forrest é cheia de encontros com momentos históricos e personagens que marcaram o século XX. Minha mãe adora a forma leve e profunda com que o filme trata de temas como amor, amizade e superação. - Tudo Sobre Minha Mãe (1999)
Dirigido pelo mestre Pedro Almodóvar, este drama espanhol é um dos grandes amores de minha mãe. A trama, que gira em torno de Manuela e sua busca por respostas após a morte de seu filho, é um retrato sensível e comovente sobre maternidade, perda e identidade. Para ela, cada cena é uma obra de arte, com cores intensas e emoções que se revelam a cada diálogo. “Tudo Sobre Minha Mãe” a faz refletir sobre as complexidades dos relacionamentos humanos e sempre a emociona com suas personagens fortes e vulneráveis. - O Poderoso Chefão (1972)
Um dos maiores filmes da história do cinema não poderia faltar. Para minha mãe, a saga da família Corleone é um exemplo perfeito de como se contar uma história épica, repleta de intrigas e reviravoltas. - A Vida é Bela (1997)
A comovente história de um pai que faz de tudo para proteger seu filho dos horrores da Segunda Guerra Mundial toca profundamente minha mãe. Ela diz que este filme é a prova de que o amor é capaz de resistir a qualquer circunstância. - Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990)
Esse romance sobrenatural é um dos queridinhos dela. A cena da argila ao som de “Unchained Melody” é um momento que, segundo minha mãe, jamais sai de moda e sempre a faz suspirar.
E aí, algum dos favoritos da minha mãe está na sua lista também?