Martin Scorsese, renomado cineasta aclamado pelos Oscars, elevou o cinema a novas alturas ao longo de sua carreira. De “Taxi Driver” a “O Irlandês”, sua genialidade narrativa e habilidade técnica transcendem décadas, revelando-se uma força inigualável no mundo cinematográfico. Suas obras, frequentemente baseadas em literatura, oferecem uma jornada única através da complexidade humana.

    Martin Scorsese nasceu em 17 de novembro de 1942, em Nova York, Estados Unidos, filho de pais ítalo-americanos. Cresceu no bairro de Manhattan, onde desenvolveu seu amor pelo cinema desde jovem. Scorsese estudou na Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York, onde começou a fazer seus primeiros filmes.

    A carreira de Scorsese decolou na década de 1970, quando dirigiu filmes que se tornariam clássicos do cinema americano. Seu estilo distintivo, muitas vezes explorando temas como crime, culpa e redenção, o estabeleceu como um dos cineastas mais influentes e respeitados da indústria cinematográfica.

    Ao longo de sua carreira, Scorsese recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Diretor por “Os Infiltrados” (2006), depois de várias indicações sem vitória. Além disso, sua contribuição para o cinema foi reconhecida com prêmios como o Leão de Ouro pelo conjunto da obra no Festival de Cinema de Veneza.

    15 filmes de Martin Scorsese que merecem ser assistidos:

    1. Taxi Driver (1976) – Palma de Ouro no Festival de Cannes.
    2. Touro Indomável (1980) – Vencedor de dois Oscars, incluindo Melhor Ator para Robert De Niro.
    3. Os Bons Companheiros (1990) – Indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Joe Pesci).
    4. Cabo do Medo (1991) – Indicado ao Oscar de Melhor Ator (Robert De Niro).
    5. Casino (1995) – Indicado ao Oscar de Melhor Atriz (Sharon Stone).
    6. Gangues de Nova York (2002) – Indicado ao Oscar de Melhor Ator (Daniel Day-Lewis).
    7. O Aviador (2004) – Vencedor de cinco Oscars, incluindo Melhor Ator (Leonardo DiCaprio).
    8. Os Infiltrados (2006) – Vencedor do Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor.
    9. Ilha do Medo (2010) – Indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo).
    10. O Lobo de Wall Street (2013) – Indicado ao Oscar de Melhor Diretor.
    11. Silêncio (2016) – Indicado ao Oscar de Melhor Fotografia.
    12. O Irlandês (2019) – Indicado ao Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor.
    13. Os Bons Companheiros (1990) – Vencedor do BAFTA de Melhor Diretor.
    14. O Portal do Paraíso (1980) – Palma de Ouro no Festival de Cannes.
    15. No Direction Home: Bob Dylan (documentário, 2005) – Vencedor do Grammy de Melhor Longa-Metragem Musical.

    Filmes de Scorsese baseados em livros

    A filmografia de Martin Scorsese é extensa e diversificada, marcada por sua maestria técnica e narrativa única. Esses filmes destacados oferecem uma visão abrangente do talento inigualável desse renomado diretor. Vale também destacar que muitos de seus filmes são inspirados em livros. Confira:

    1. Taxi Driver (1976): O filme foi escrito por Paul Schrader e é, em parte, inspirado no romance “The Return of the Hero” de John Hinckley.
    2. Touro Indomável (1980): Baseado na autobiografia de Jake LaMotta, um boxeador de peso médio, intitulada “Raging Bull: My Story”.
    3. Os Bons Companheiros (1990): Adaptado do livro “Wiseguy” de Nicholas Pileggi, que conta a história real de Henry Hill e seus envolvimentos com a máfia.
    4. Cabo do Medo (1991): Uma refilmagem do filme de 1962, que por sua vez foi baseado no livro “The Executioners” de John D. MacDonald.
    5. Gangues de Nova York (2002): Inspirado no livro “The Gangs of New York” de Herbert Asbury, que explora a história das gangues em Nova York no século XIX.
    6. O Aviador (2004): O filme é baseado em parte na biografia “Howard Hughes: The Secret Life” de Charles Higham.
    7. Os Infiltrados (2006): Uma adaptação do filme de Hong Kong “Internal Affairs” e inspirado no livro “Infernal Affairs” de Alan Mak e Felix Chong.
    8. Silêncio (2016): Baseado no romance histórico japonês “Silence” de Shūsaku Endō.
    9. O Irlandês (2019): Adaptado do livro “I Heard You Paint Houses” de Charles Brandt, que é uma narrativa sobre a vida de Frank Sheeran, um assassino da máfia.

    Essas adaptações literárias demonstram a diversidade de fontes que Scorsese utiliza para criar suas obras cinematográficas, explorando histórias de diferentes gêneros e contextos.

    Conheça 8 livros que Alfred Hitchcock adaptou para o cinema – e ficou incrível!

    Share.