VOCÊ ESTÁ EM:
Início | Literatura | Resenhas | Travessuras da Menina Má (Mario Vargas Llosa)

Travessuras da Menina Má (Mario Vargas Llosa)

Confesso que eu não gostava muito do título, mas fiquei curiosa para ler o livro de Mario Vargas Llosa, o qual eu nunca ouvi ninguém falar mal.

A história começa no Peru, é contada por Ricardo, um menino (até então) que tem poucas ambições na vida e nutre uma paixão por Lily, uma garota muito atrevida, esperta e ambiciosa, que mora no mesmo bairro que ele. Cada capítulo conhecemos um pouco mais de Ricardo, vemos as suas transformações de menino para homem e sua realização profissional: o trabalho como tradutor para a UNESCO e sua residência em Paris.

Conheça 10 livros para entender a América Latina

A chilenita, a Lily, a guerrilheira, a mulher de homens poderosos vai aparecendo e desaparecendo da vida dele a cada capítulo, transformando a vida monótona de Ricardo, numa aventura angustiante. A confusão de sentimentos é tão forte que fica difícil saber se o personagem adorado é Ricardo ou a Menina Má. Ele, pelo seu caráter sério e serenidade, ela, por ser aventureira e intensa.

História e política

Acompanha também a história informações históricas e políticas do mundo desde os anos 50 até os tempos atuais. De certo forma, cada local onde está a Menina Má é um espelho da sociedade da época: temos as revoluções dos anos 60, as drogas, a cultura hippie, os mafiosos japoneses entre outros cenários que complementam a história entre ela e Ricardo.

O clímax

O grande clímax acontecesse quando a Menina Má reaparece em Paris com a fisionomia totalmente destruída e com o emocional extremamente abalado devido à sua experiência em Tóquio com um mafioso, um voyer, que fez da Menina Má sua escrava sexual. Ela, no início sente admiração por ele, afinal a Menina Má tenta manter uma frieza inabalável e ela vê em seu amante tudo o que não conseguia ser. Porém, sua passagem pelo Japão acaba muito mal e, mais uma vez, quem a socorre é Ricardo, que continua levando sua vida monótona em Paris e sonhando com a Menina Má.

O final não poderia ser diferente e isso não tira o brilho da história. Travessuras da Menina Má é um livro previsível devido a conhecermos dois personagens com características opostas, porém Mário Vargas Llosa mantém viva a nossa curiosidade sobre quem é a Menina Má até as últimas linhas do livro.

Por fim, li a última frase, fechei o livro e pensei: foi a minha melhor leitura do ano


Onde Comprar Travessuras da Menina Má (Mario Vargas Llosa): Amazon

Compartilhe: