“Oscar Wilde para Inquietos” é uma obra que se apresenta como uma verdadeira cátedra filosófica extraída tanto da vida quanto das obras do renomado autor de “O Retrato de Dorian Gray”.

    Nas sutis palavras proferidas por Wilde e nos diálogos magistrais de seus célebres personagens, encontramos um tom irônico singular e uma sabedoria atemporal que refletem o esplendor de um homem que soube saborear os prazeres da vida, sem jamais deixar de lançar um olhar crítico sobre ela.

    oscar wilde

    A cada capítulo, somos brindados com uma sentença marcante do escritor, que é habilmente comentada e desenvolvida por Allan Percy, entrelaçando-as a pensamentos de figuras renomadas em áreas que abarcam desde a dramaturgia até a educação, da música à filosofia. São 99 máximas que abordam uma gama diversificada de temas, tais como amor, dinheiro, amizade e convívio social, tudo apresentado por meio de uma linguagem límpida, a qual torna até mesmo a mais refinada das ideias acessível a todos. Ao mergulhar nessa obra, o leitor se verá contemplando o cotidiano sob uma nova ótica, irreverente, crítica e, simultaneamente, sofisticada e esperançosa.

    A obra mais famosa de Oscar Wilde

    Impossível escrever sobre Oscar Wilde sem mencionar o clássico “O Retrato de Dorian Gray”, seu único romance publicado em 1890 que conta a história de um jovem que se apaixona por si mesmo e, após contemplar o seu retrato, passa a desejar que o quadro envelheça em seu lugar.  

    Além do romance, ele deixou vários contos infantis, novelas e peças teatrais encenadas até hoje. Sua vida pessoal também desperta muita curiosidade, pois o irlandês Oscar Wilde era uma pessoa excêntrica, muito inteligente, gostava de ser livre e quebrar paradigmas da sociedade, um revolucionário que soube transformar a rebeldia numa causa nobre de luta contra a burguesia hipócrita de sua época. Porém, após seu namoro com um homem ter chegado aos ouvidos dos poderosos da época, o autor foi acusado e condenado por sodomia. Abaixo um trecho de “Oscar Wilde para inquietos” (Sextante, 2012):

    “Durante o julgamento, uma carta de lorde Alfred foi apresentada como prova e, após sua leitura, foi feita a pergunta: “O Senhor reconhece que esta carta tem um conteúdo imoral?, ao que Oscar Wilde, sempre irônico, respondeu: “Pior do que isso, está mal escrita.”

    Este trecho está no anexo intitulado de “Oscar Wilde, o homem que amava os prazeres” que faz um bom resumo sobre a vida do escritor. Achei pertinente a escolha do autor Allan Percy em trazer frases seguidas de breves comentários acerca da utilização dessas frases como um impulso para que a vida seja melhor e ao final, a minibiografia de Oscar Wilde, impossível ler o livro sem querer saber mais sobre esse grande nome da literatura.

    Além de ter Oscar Wilde como o líder das “99 máximas para viver com autenticidade e paixão”, outros nomes importantes são citados, como Woody Allen, Ernest Hemingway, James Joyce, Shakespeare entre outros. Um excelente livro para quem quer começar nos caminhos da literatura e tem receios quanto ao que chamamos de boa literatura, afinal, como escreveu Virginia Woolf “the literature is the devil”. 

    Sobre o autor Allan Percy

    Allan Percy é um autor brasileiro conhecido por seus livros de autoajuda e desenvolvimento pessoal. Ele é especializado em abordar temas como motivação, felicidade, sucesso, liderança e inteligência emocional.

    Allan Percy tem diversos livros publicados, sendo alguns dos mais conhecidos: “Nietzsche para Estressados”, “Sartre para Inquietos”, “Machiavelli para Mulheres”, “Freud para os Apressados”, entre outros. Suas obras geralmente exploram as ideias de filósofos e pensadores famosos, adaptando seus conceitos para a vida cotidiana e oferecendo conselhos práticos para lidar com os desafios modernos.

    O estilo de escrita de Allan Percy é acessível e direto, buscando fornecer orientações simples e aplicáveis para que os leitores possam melhorar diversos aspectos de suas vidas. Seus livros têm sido bem recebidos pelo público, especialmente por aqueles que procuram insights e reflexões sobre como viver de forma mais plena e satisfatória.

    Share.