O colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014) é um dos grande nomes da literatura. Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, o autor de Cem Anos de Solidão gostava muito de seu país e, muitas vezes, as paisagens colombianas colaboraram na inspiração do autor. Confira abaixo 5 lugares incríveis na Colômbia que inspiraram Gabriel García Márquez.
Cartagena
Gabriel García Márquez teve um grande carinho pela cidade colonial de Cartagena e manteve uma casa na cidade, mesmo depois de se mudar para o México em 1961. A cidade, embora não seja mencionada pelo nome, tudo indica que inspirou o romance O amor nos tempos do cólera.
Cartagena é uma cidade turística com ares modernos, mas suas ruas de paralelepípedos ainda evocam imagens dos personagens centrais, Florentino Ariza e Fermina Daza. Entre os 5 lugares incríveis na Colômbia que inspiraram Gabriel García Márquez, esse é imperdível.
Aqui você encontra informações sobre os passeios literários para fazer na cidade.
Barranquilla
Como membro do “Grupo Barranquilla” de escritores e jornalistas no início da década de 1950, o jovem Gabo afinou suas veias literários na agitada cidade portuária e desfrutou de uma vida noturna de excessos.
Ele morou em acima de um bordel, dizem que frequentava um bar chamado La Cueva e trabalhou como repórter de um jornal local. O “Museu do Caribe”, em Barranquilla, tem uma sala dedicada ao escritor. Sem dúvida um lugar incrível na Colômbia!
Mompox
Ao passear pelas avenidas sombreadas de Mompox, ao longo das margens do rio Magdalena, as iguanas se abaixam nos galhos das árvores e dos homens idosos, enquanto passam as horas em cadeiras de balanço.
É fácil entender a afirmação feita pelo Simon Bolivar de García Márquez em “O general em seu labirinto” que “Mompox não existe”. A ilha Mompox parece um lugar fictício mesmo e sua estrutura, cheia de pontes, mantem a sensação de isolamento e magia.
Cienaga
Alguns dizem que a pequena cidade costeira de Cienaga, em vez de Aracataca, foi a verdadeira inspiração de Macondo, a cidade do livro Cem Anos de Solidão. A sua localização está entre o Mar do Caribe, as montanhas de Sierra Nevada e os vastos pântanos da Grande Cienaga, que parecem tornar o cenário perfeito para o romance de Gabo.
O impacto da indústria da banana na cidade faz parte do livro “A Revoada“. Dizem que, anualmente, a cidade faz uma festa em homenagem aos crocodilos que vivem no pântano da cidade. A visão da festa é: centenas de pessoas que dançando em cabeças de crocodilo gigantes. Parece ou não parece Macondo?
Aracataca
Gabriel García Márquez nasceu nessa pequena cidade e foi criado por seus avós maternos, cujas narrativas e superstições formaram a base de grande parte de sua obra e do realismo mágico, sua. A casa em que o escritor nasceu agora é um belo museu. Afirmam que Aracataca também inspirou a sua obra mais famosa, Cem Anos de Solidão.
Referência: The Culture Trip
Conheça mais sobre as obras de Gabriel García Márquez
- Doze Contos Peregrinos (Gabriel García Márquez): um bom jeito de iniciar no Realismo Mágico
- Do amor e outros demônios (Gabriel García Márquez): amor pungente e realista
- Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez): livro essencial!
- Cem anos de solidão na Netflix? O histórico de más adaptações preocupa…