Comic Republic: os super-heróis africanos

Comic Republic é uma empresa de multimídia que tem como objetivo principal a divulgação de quadrinhos africanos. O projeto nasceu na Nigéria, em 2013, com a publicação de Guardian Prime.

Conhecidos como African Avengers, seus heróis e quadrinhos chegaram para mudar a triste realidade de negação de toda uma cultura no mundo das HQs de super heróis, onde “um continente diverso parece se resumir a um ou dois estereótipos” (do artigo African Avengers: the comic book creators shaking up superhero genre).

Conheça 15 adaptações de livros clássicos para HQs

Diferente do que acontece com Pantera Negra, as localizações são reais e conhecidas – como a Catedral Church of Christ, em Lagos, que aparece em uma das primeiras cenas de Avonome.  Assim, personagens e ambientação trazem consigo toda uma bagagem cultural, que mescla tradição e contemporaneidade.

“Eu não acho que a África ou africanos estejam bem representados nos quadrinhos ocidentais clássicos. E é por isso que estamos aqui … para nos dar um lugar neste gênero e para mostrar ao mundo o que os africanos são capazes de fazer”.

(Jide Martin, fundador e CEO da Comic Republic em entrevista para o The Guardian)

Todos os volumes de Comic Republic publicados na plataforma estão disponíveis (em inglês) para download gratuito. 

Leia também:

One thought on “Comic Republic: os super-heróis africanos

Comments are closed.