“Garota de Ipanema” mantém a liderança das músicas brasileiras mais gravadas   

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um novo levantamento sobre as canções brasileiras mais gravadas de todos os tempos. A primeira colocada, “Garota de Ipanema”, já liderava também o último levantamento, feito em janeiro de 2022. “Aquarela do Brasil”, de autoria de Ary Barroso, e “Carinhoso”, de Pixinguinha e Braguinha, que ocupavam a segunda e terceira colocação, respectivamente, agora aparecem empatadas em segundo lugar com o mesmo número de gravações neste novo estudo. Já a terceira colocação foi assumida por “Asa branca”, de Humberto Teixeira e Gonzagão.  
  
As alternâncias nesse ranking das músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos ocorrem a partir do cadastro de novas gravações de músicas nas associações (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC) que administram o Ecad. Compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos se filiam a uma delas e atualizam os seus cadastros com as suas novas composições e gravações. São os dados desses titulares de música que formam o banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina.    
  
É importante destacar que este estudo considera todas as músicas brasileiras gravadas e cadastradas pelos titulares, independentemente se foram realizadas no Brasil ou não. Isso quer dizer que uma música brasileira gravada em outro país pode fazer parte do banco de dados, desde que ela seja cadastrada. O Ecad, no entanto, não tem informações sobre o local da gravação, pois este dado não é obrigatório para o cadastro.  

Confira a lista:

PosiçãoMúsicaAutoresQtde. gravações
1Garota de IpanemaTom Jobim/Vinicius de Moraes442
2Aquarela do Brasil
Carinhoso
Ary Barroso
Braguinha/Pixinguinha
430
3Asa brancaHumberto Teixeira/Gonzagão382
4Manhã de carnavalLuiz Bonfá/Antonio Maria337
5Eu sei que vou te amarTom Jobim/Vinicius de Moraes279
6Corcovado
Wave
Tom Jobim261
7Chega de saudadeTom Jobim/Vinicius de Moraes257
8DesafinadoTom Jobim/Newton Mendonça245
9As rosas não falamCartola235
10Está tudo bemJessé Aguiar220

Conheça 20 livros para quem ama música

Share.