Ressaca de álcool, saliva e lágrimas: D. Quispe entrega experiência multissensorial

Compartilhe: 

Ressaca pode ser um mal-estar depois de uma noite com excessos de álcool. Também pode ser o movimento violento das ondas umas sobre as outras. Uma instabilidade de sentimentos. É nessas ondas de emoções instáveis que o livro “Ressaca de álcool, saliva e lágrimas” leva o público leitor a navegar, às vezes em maré mansa, às vezes em maré violenta, às vezes um mar que seduz, como na seção intitulada “Saliva”.

A obra é feita de poemas escritos em português, espanhol, e inglês. O autor, D. Quispe, nascido em São Paulo, mas filho de imigrantes bolivianos, retrata experiências alcoólicas, erótico-sexuais, dolorosas, e acalentadoras. Na penúltima seção do livro, como um balde de água fria, o escritor reúne breves poemas que questionam e convidam o leitor a um diálogo. 

Assim como o projeto @eus.liricos, o autor escreve com várias vozes ao longo do livro: femininas, masculinas, transgêneros, adultas, adolescentes. A obra se encontra nas zonas fronteiriças da linguagem (misturando idiomas em alguns trechos, com poemas em verso tradicional ou mais livre pela página), da sexualidade (há vozes LGBTQIA+, assim como heterossexuais) e da moral, fazendo-nos duvidar sobre o que é justo. Será possível entender o que leva um adolescente a agir de forma violenta? No poema “Tudo o que fingi não ouvir” nos deparamos com questões íntimas que revelam possíveis respostas.

Uma experiência de leitura multissensorial

O livro “Ressaca de álcool, saliva, e lágrimas” é uma coletânea de poemas divididos em seções temáticas que levam o público à uma experiência de leitura multissensorial. A obra contém poemas em forma de verso e imagem, ilustrações, e vídeos disponíveis através de QR codes que direcionam a leituras dramatizadas de alguns poemas do livro. Para os amantes do estilo conto, o livro também dispõe de um capítulo extra nesse gênero textual, onde é possível viajar por um dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro.

Escrito em três idiomas, em diversas linguagens (escrita, visual, audiovisual), e com a colaboração de atores para as leituras dramatizadas, D. Quispe fez o lançamento presencial de seu livro no Sarau InCena, um evento com música, poesia, e muita arte no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.

Sobre o autor D. Quispe

Professor no ensino fundamental, tem o projeto @eus.liricos no Instagram há 4 anos, onde compartilha fotos de artes de museu ou a céu aberto junto de poemas breves autorais. Participou de diversas oficinas presenciais e virtuais, no Brasil (SESC, Casa das Rosas, Escola da Palavra, IFSC – Clube de Escrita), no Chile (Taller Moda y Pueblo) e nos Estados Unidos (Los Angeles Poet Society). Contribuiu com seus textos em antologias poéticas em português e espanhol. Atualmente coordena Oficinas de Escrita Poética para Professores. Para contato, clique neste link.

Você está em: 

Se você gostou, compartilhe: