Coletânea “Várias Histórias”, originalmente publicada entre os anos de 1884 e 1891, questiona valores morais do século XIX a partir da ironia machadiana

    Reconhecido pela publicação de grandes romances, Machado de Assis também se destaca na composição de contos. Várias Histórias foi a quinta coletânea publicada pelo autor e conta com algumas de suas mais famosas obras do gênero: A cartomante, Um homem célebre e Um apólogo.

    Esta obra, que possui 16 textos lançados originalmente na Gazeta de Notícias de 1884 a 1891, ganha uma nova edição pelo selo Via Leitura, do Grupo Editorial Edipro, com textos integrais da primeira versão e notas explicativas dos termos não usuais.

    várias histórias
    Compre na Amazon

    Muitos desses contos têm como pano de fundo o Rio de Janeiro do século XIX e são repletos da ironia machadiana. Em outros, como “Viver”, o autor envereda pelo fantástico e presenteia o leitor com sua habilidade na construção de narrativas curtas.

    Ao longo das dezesseis histórias, Machado de Assis apresenta narrativas curtas que exploram a complexidade da natureza humana e aborda temas como amor, ambição, traição e vaidade. Além disso, os contos proporcionam um panorama diversificado da sociedade da época, com reflexões sobre os valores morais, convenções sociais e as contradições.

    “As palavras de Diderot que vão por epígrafe no rosto desta coleção servem de desculpa aos que acharem excessivos tantos contos. É um modo de passar o tempo. Não pretendem sobreviver como os do filósofo. Não são feitos daquela matéria nem daquele estilo que dão aos de Mérimée o caráter de obras-primas e colocam os de Poe entre os primeiros escritos da América. O tamanho não é o que faz mal a este gênero de histórias, é naturalmente a qualidade; mas há sempre uma qualidade nos contos, que os torna superiores aos grandes romances, se uns e outros são medíocres: é serem curtos”, escreveu Machado de Assis na introdução do livro.

    Leitura obrigatória para o vestibular da UFRGS 2024 e FUVEST 2026, Várias Histórias é a sétima obra de Machado de Assis que integra a coleção Biblioteca Luso-Brasileira do Grupo Editorial Edipro.

    Sobre Machado de Assis

    várias histórias

    Joaquim Maria Machado de Assis nasceu e viveu no Rio de Janeiro entre os anos de 1839 e 1908. É o fundador da Cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras e ocupou por mais de dez anos a sua presidência. Aos 15 anos incompletos, publicou seu primeiro trabalho literário, o soneto “À Ilma. Sra. D.P.J.A.”, no Periódico dos Pobres. Desde então, passou a colaborar com diversos jornais e revistas, alcançando reconhecimento, publicando contos e romances e tornando-se um dos maiores nomes da literatura brasileira.

    Conheça 10 motivos para ler Machado de Assis

    Share.