Até então a leitura de Ao Farol estava devagar, pois eu estava cuidadosa em não deixar nada passar, o que é dificílimo devido à quantidade de informações e emoções que Virginia Woolf causa em mim. Porém, lá pela página 40, quando os personagens já são conhecidos e bem delineados, a leitura fluiu lindamente bem, e já estou na página 108, que é o final da 1º parte, que chama-se “A Janela”.

Após o meu embate com o Sr. Ramsay (não gosto dele), minha paixão por Lily Briscoe e a compreensão que sinto em Sra. Ramsay, todo o cenário está claro em minha mente, assim como o Farol que ilumina os rostos dos personagens, como um aviso de sua magnitude. É tão bela a passagem que ele aparece pela 1º vez…

Um jantar acontece, jovens chegam atrasados porque estavam na praia. Dois desses jovens ficam noivos, o que causa comoção na Sra. Ramsay e até no rabujento de seu marido. E, como em Mrs. Dalloway, o casal quer dizer “eu te amo”, mas não diz.

Eu sei que a 2ª parte, “O tempo passa”, irá levar o leitor para o futuro e que os personagens aparecerão na 3ª parte, “O Farol”, munidos de suas ações, pensamentos, emoções e o grand-finale. Amo.

Era preciso agora levar tudo um passo adiante. Com um pé na passagem da porta, ela esperou um pouquinho mais, numa cena que se desvanecia no instante mesmo em que olhava, e então, enquanto se mexia e tomava o braço de Minta e deixava a sala, a cena mudou, compondo-se de maneira diferente; já se tornara, sabia ela, dando-lhe um último olhar por cima do ombro, passado.( p. 98)

Onde comprar “Ao Farol”: Amazon

Continue lendo o Diário de Leitura Ao Farol:

Share.
Leave A Reply